6 de junho de 2020
Notícias

Corpus Christi: Dom Carvalho envia aos padres orientações para celebrar esse dia

Por Pascom Diocesana

Arquivo: Pascom Catedral

Na próxima quinta-feira (11), a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, mas, por causa da pandemia, a celebração deste ano será diferente do que se costuma fazer. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (5), o bispo Dom Carvalho orienta toda a diocese como celebrar a festa do mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

No comunicado enviado aos padres, o bispo orienta que a celebração deve ocorrer sem a presença de fiéis, mas com a devida Solenidade. É permitida apenas a presença da equipe litúrgica e de quem faz a transmissão pelos meios de comunicação, com o uso obrigatório de máscaras.

A transladação do Santíssimo Sacramento, após a missa, é permitida em carro aberto. No carro, além do motorista e do padre, está autorizada a presença de outras três pessoas com máscaras. Durante o percurso, pode-se escolher alguns locais para abençoar o povo, sem que o padre desça do carro com o Santíssimo. Por orientação do bispo, está proibida a confecção dos tradicionais tapetes com símbolos eucarísticos pelas ruas e na igreja. Também não é permitida a realização de carreata para acompanhar o carro com o Santíssimo.

Foto/arquivo: Pascom Brumado

No dia de Corpus Christi, as igrejas poderão ficar abertas, segundo o bispo, para os fiéis que desejarem e puderem visitar o Santíssimo Sacramento, sem aglomerações. “Que não seja entendido como motivação para sair de casa”, alerta o bispo no comunicado.

Dia Diocesano de Oração pelo fim da Pandemia da COVID-19

Dom Carvalho institui a quinta-feira de Corpus Christi como o Dia Diocesano de Oração pelo fim da Pandemia da COVID-19. O objetivo, segundo o bispo, é rezar “pela cura das pessoas infectadas, hospitalizadas ou não, pelos que trabalham em serviços necessários e emergenciais em socorro das vítimas, pela preservação da saúde dos que não foram infectados, pelas famílias das vítimas fatais, pelo descanso eterno dos que morreram, pelos que perderam emprego e bens materiais, pelos que lutam pelo controle e cura da doença e por todos os que sofrem vítimas dos males atuais”. A orientação do bispo é celebrar esse dia em família, favorecendo a oração na Igreja Doméstica.

Confira aqui o comunicado na íntegra.