9 de setembro de 2021
DIOCESE

Caetité celebra missa em comemoração aos 100 anos da Legião de Maria no mundo

Por Nilzabete Oliveira/Pascom Caetité

Qual exército em ordem de batalha, com alegria e muita fé, alguns Legionários Marianos, da cidade de Caetité, se reuniram na Catedral, nesta terça-feira, às 19:30 para celebrar missa em louvor e agradecimento a Deus, pelo centenário da Legião de Maria no mundo. Por se tratar de uma associação internacional de devotos Marianos, neste dia, véspera da Natividade de Nossa Senhora, o mundo inteiro celebra o momento festivo. Entre membros ativos e auxiliares, a Legião de Maria (em Latim: Legio Mariae) possui mais de milhões de legionários em todo o mundo, entre esses, fazem parte representantes da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Caetité) e da Paróquia Senhora Sant’ Ana, que em comemoração, realizaram missa festiva na sede episcopal.

Foto: Pascom Caetité

Celebrada por Monsenhor Alex Adriano e concelebrada por Monsenhor Ademar, a liturgia foi ainda acompanhada por representantes de praesidiae, bem como pelo povo de Deus, que por força das circunstâncias da pandemia, rezou em sua maioria da igreja doméstica, a partir da configuração especial (lives do facebook e youtube).  Houve procissão de entrada, com hino oficial da Legião, estandarte do Vexilum Legionis, imagem de Nossa Senhora das Graças, dentre outros símbolos representativos do altar Mariano. Em seguida, saudação inicial por Monsenhor Alex Adriano, em que também agradeceu a Deus pelo dom que é a presença ativa da Legião de Maria nas Paróquias representadas, em outras da Diocese e de todo o mundo. Houve sequência habitual litúrgica, como momento de perdão, louvor, proclamação de leituras e do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Em reflexão, Monsenhor Alex saudou os representantes legionários presentes e aos que acompanharam pelas redes das Paróquias, testemunhou sua trajetória positiva junto ao Movimento Legionário, em seguida falou, de forma resumida, o histórico da Legião, em que recordou a Legião ser um movimento internacional de Leigos, de devotos Marianos que, atuam de forma voluntária, com o objetivo de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja, por meio da santificação de seus membros, através da oração e do trabalho apostólico. Surgiu em Dublin, capital da República da Irlanda, fundada enquanto movimento mariano por Frank Duff, em 7 de setembro de 1921, às vésperas da Natividade de Nossa Senhora.

Ao parafrasear o Papa São João XXIII, sobre a Legião apresentar a verdadeira face da Igreja Católica, Monsenhor Alex aproveitou para dizer a importância de fortalecer o movimento nas Paróquias. Após reflexão, a celebração seguiu o rito habitual da liturgia, houve mensagem em homenagem aos legionários, Monsenhor Alex fez uma mensagem final com agradecimentos, e manifestação de alegria, também por fazer parte do movimento e ser constantemente abençoado em graças, por intercessão de Nossa Senhora. A bonita celebração terminou com a oração, benção final, gritos de vivas à Nossa Senhora, e Hino oficial, especialmente elaborado para o momento celebrativo dos 100 anos da Legião de Maria.