20 de fevereiro de 2019
Notícias

Bispos da Bahia e de Sergipe realizam primeira reunião do ano do Conselho Regional

Por Regional NE/CNBB

Foto: N3 da CNBB

Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, os bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) participaram da reunião do Conselho Regional (Conser), no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador. O primeiro encontro do ano teve início com a celebração Eucarística presidida pelo bispo de Barra, Dom Luís Cappio.

No dia 19, o Mês Missionário Extraordinário e o projeto Missão Ad Gentes foram as temáticas abordadas no início da manhã e as reflexões foram conduzidas pelo bispo de Estância, Dom Giovanni Crippa, e pelo padre Carlos Palácios, da Diocese de Ruy Barbosa e membro do Conselho Missionário Regional (COMIRE).

Ainda pela manhã, o doutor em Ciências Politicas e Cidadania e professor da Universidade Católica de Salvador, Gabriel Kraychete, fez uma palestra sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e Políticas Públicas”. Para o bispo de Teixeira de Freitas, Dom Jailton Lino, a compreensão da importância das politicas públicas é essencial nos dias de hoje. “ É um momento que a Igreja deve ser incentivadora de políticas públicas mais humanas e humanizadoras”, afirmou.

Foto: N3 da CNBB

No dia 20, os bispos se dedicaram ao estudo do texto base para as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil para os próximos anos. As novas diretrizes serão apresentadas e discutidas na Assembleia Geral dos Bispos que ocorrerá em maio, na cidade de Aparecida (SP). Durante a Assembleia também serão escolhidos os membros das nova presidência da CNBB, bem como dos Regionais.

O bispo de Juazeiro, Beto Breis, destacou que o encontro dos bispos é sempre uma oportunidade de partilha de experiências. “É muito bom termos a oportunidade de nos encontrarmos e dividirmos juntos as dores e alegrias da caminhada das nossas Arqui/Dioceses. Como pastores do povo de Deus experimentamos os seus anseios, ouvimos suas necessidades. A reunião do Conser nos favorece essa oportunidade da partilha fraterna”, contou.

Dom Carvalho também participou da reunião em Salvador.