Mergulhados na proposta diocesana de promover uma adequada vivência litúrgica em todos os níveis eclesiais, além de uma permanente formação litúrgica, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, realizou no último domingo, dia 12, o Primeiro Encontro de Formação Litúrgica.
O encontro realizado pela manhã, na casa da Catequese, foi ministrado pelo Pe. João de Sá Teles, Coordenador Diocesano de Liturgia. A proposta pastoral se baseou na participação comunitária, visando a formação litúrgica, preparação e realização das celebrações.
Para os diversos representantes de comunidades da sede, pastorais, grupos e movimentos de Riacho de Santana, o encontro serviu para trabalhar, também, temas como: equipe pastoral, calendário litúrgico, ritos, cânticos, espaço celebrativo e suas especifidades e decoração, na perspectiva de elucidar aos participantes sobre a promoção da vida litúrgica como ação celebrativa do Mistério Pascal de Jesus Cristo, integrando as diferentes equipes de celebração da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos e sacramentais.
“Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus” (SC 7).
Para o Pe. Izaías Afonso, pároco de Riacho de Santana, “A liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. É a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja”, pontuou o padre.