Guanambi – Santo Antônio

📧 paroquiastoantonio@outlook.com
📞 (77) 98157-5831
🕛 Segunda a Quinta 07h a 12h - 14h a 18h; Sexta-feira 07h a 12h - 14h a 17h

A Paróquia de Santo Antônio, situada na Praça Getúlio Vargas, Centro de Guanambi, no sudoeste baiano, foi construída a partir de 1870. Suas linhas arquitetônicas da época neocolonial retratam a memória da cidade.

Brasão da Paróquia

O Brasão da Paróquia de Santo Antônio, em Guanambi foi criado em 2022 pelo então vigário cooperador da paróquia, Pe. Lely Almeida de Oliveira. Abaixo, entenda o significado de cada um dos elementos contidos no Brasão .

ESCUDO: Extensão territorial da paróquia

SOL: Jesus Cristo o centro da caminhada de fé que ilumina e brilha na vida da comunidade, o Sol da Justiça.

CRUZ: O símbolo da missão e redenção.

LÍRIO: O lírio na imagem de Santo Antônio representa sua castidade e pureza de coração. Simboliza também a estação do ano na qual o santo morreu, o verão no hemisfério norte.

PÃO: O pão na imagem de Santo Antônio também é bem comum. Representa um de seus vários milagres feitos em vida. Em algumas obras vimos o santo distribuindo o “pão dos pobres”. Essa é uma característica mais recente, do século XIX. Surgiu durante uma época de muita fome na Europa.

O LIVROA Santa Palavra de Deus (mensagem de salvação, a Boa Notícia que impulsionou a Santo Antônio a pregação.

ALFA e OMEGA – Cristo como princípio e fim de todas as coisas.

A COR BRANCA: Representa a paz e pureza; pureza e santidade de santo Antônio

A COR MARROM: Cor do hábito. A cor marrom representa a confirmação de sua grande fé em Jesus e seu desligamento da vida mundana.

A FRASE NA FAIXA: Frase de santo Antônio que expressa o sentido da fé através da Palavra e das obras pela caridade.

Agenda Paróquial
Carregando… Carregando…