17 de julho de 2018

Irmãs Servas de Maria Reparadora celebram 118 anos da congregação

Por PASCOM/Guanambi

Foto: PASCOM/Guanambi

No último sábado (14), as Irmãs Servas de Maria Reparadoras celebraram os  118 anos da congregação.  A congregação possui duas casas na diocese, uma em Guanambi e outra em Caculé. Atualmente, em Guanambi, a  Congregação realiza um valioso trabalho, que é feito pelas Irmãs Aparecida, Zilma, Zélia e Lurdes.

A celebração de ação de graças foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada pelos padres Eutrópio Aécio (pároco da Paróquia São Geraldo Majella), João Sá Teles (pároco da Paróquia Santo Antônio) e Mons. Alex Adriano Barbosa (Vigário-Geral da Diocese). Participaram desse momento alguns leigos, as irmãs Maria Zenaide e Ida Marcon e o seminarista estagiário Bruno Porto.

A Congregação

A Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras teve origem no final do século XIX, em Vidor, na Província de Treviso (Itália) por iniciativa de Elisa Andreoli. A Congregação hoje está presente na Itália, Brasil, Portugal, Argentina, Bolívia, Costa do Marfim, Albânia, Filipinas, Peru, Togo e México. A espiritualidade da Congregação é caracterizada pela comunhão fraterna, pelo serviço a Deus e ao próximo, pela reparação e pela inspiração constante em santa Maria, humilde Serva do Senhor.  Maria aos pés da cruz de Jesus é o ícone inspirador que levou Madre Elisa Andreoli a viver a solidariedade na alegria e na dor sem distinção, deixando assim o legado espiritual e pedagógico para a Congregação: em tudo “amar, servir e reparar” de forma incondicional.

Madre Elisa orientou a Congregação com muito amor e heróica dedicação até a sua morte, ocorrida em estado de Santidade, em 1º de dezembro de 1935, em Rovigo (Itália). Atualmente, Madre Elisa está em processo de beatificação.

As Irmãs agradecem ao Senhor por todas as graças recebidas e por todo bem realizado ao longo dos 118 anos de fundação da Congregação (1900) e dos 90 anos de história, de vida e missão, no Brasil e na América Latina (1921 – 2011).