27 de julho de 2022
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de  Brumado, celebra seu Copadroeiro São Cristóvão

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

A partir do tema central: “Com São Cristóvão, promovendo comunhão, participação e missão, por uma igreja sinodal”, entre os dias 15/07 a 23/07/2022, muitos fiéis estiveram reunidos na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, para o novenário em louvor ao seu copadroeiro paroquial São Cristóvão.

Fotos: Zilmar Santana e Diego Vieira/Pascom Brumado

Já no dia 24 de junho do corrente ano, houve a grande festa na praça da igreja matriz desta Paróquia.

Durante esse período, o padre Jordano Viana Fernandes, padre Cleonidio Alves da Silva, o pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima, o Diácono Ronielson Souza Silva, os seminaristas do período propedêutico do Seminário São José, com sede atualmente em Brumado-BA, e muitos fiéis dos diversos grupos, pastorais e movimentos da Paróquia conduziram a reflexão proposta no tema.

A programação do dia festivo ficou da seguinte maneira: 6h, alvorada festiva; às 12h, Oração do Ângelus; às 16h, a procissão com todos os motoristas, caminhoneiros, taxistas, mototaxistas e ciclistas, saindo da Vila Presidente Vargas, com a bênção dos veículos, na Avenida Centenário e logo após, a celebração eucarística na Praça da Igreja Matriz da Paróquia.

O presidente da celebração foi o pároco padre Sandro. Em sua homilia, ele destacou a necessidade de sermos firmes na vida de oração; não ter vergonha de se colocar na presença de Deus; olhar a vida de São Cristóvão e perceber: todos os dias ele morria para o pecado e ressuscitava para Cristo.

Além disso, o sacerdote mencionou: é necessário buscar, no Senhor, um sentido para a vida. Ainda citou a importância de continuar esse itinerário rumo ao pai celeste, pois somos dom e bênção de Deus e o grande sonho Dele é a nossa felicidade, a nossa salvação e para isso, é essencial ser perseverante na oração.

E, ao finalizar o momento, recordou mais sobre a vida de São Cristóvão e pediu aos fiéis reunidos para observar a vida do santo e promover sempre a comunhão, a participação e a missão, para chegarmos juntos, enquanto irmãos e irmãs, ao coração de Deus.

Depois a celebração seguiu o roteiro litúrgico do dia e o pároco padre Sandro deu a bênção final, bem como aspergiu com água benta todas as chaves das casas e meios de transportes.

Na sequência, ao término, uma representante da coordenação da comunidade, Magna Nunes dos Santos, fez a leitura de uma mensagem de agradecimento a todos que colaboraram para o festejo em louvor ao copadroeiro São Cristóvão. Em clima de gratidão, depois de um tempo sem se reunir na praça da igreja matriz por conta da pandemia da Covid-19, a comunidade cristã católica reunida cantou o hino ao glorioso mártir São Cristóvão.