15 de junho de 2023
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Em Brumado, Comunidade celebra 65 anos de existência

Por Luan Santos / PASCOM Brumado

De 1º de maio a 13 de junho de 2023, a comunidade Nossa Senhora de Fátima (bairro São Félix), da Paróquia Bom Jesus em Brumado, realizou as festividades em louvor a sua padroeira e seu co-padroeiro, Santo Antônio, e em comemoração aos 65 anos de Comunidade, com muita fé e devoção.

Foto: Pascom Brumado

Durante os 40 dias os fiéis e devotos se reuniram na capela da comunidade para refletir sobre o tema “Vocação: Graça e Missão.” Vários grupos de Legionários e comunidades vizinhas (Santa Luzia, São Francisco de Assis e Nossa Senhora das Graças) estiveram presentes para celebrar a trezena em louvor à Mãe de nosso Senhor.

Após as celebrações, tivemos as tradicionais barraquinhas, com comidas típicas, para arrecadação de recursos financeiros em prol da comunidade. Também foi sorteada uma Gruta de Nossa Senhora, no dia 12 de maio, com o mesmo propósito.No dia festivo, 13 de maio, as atividades se iniciaram com Alvorada Festiva com orações, fogos e repique de sinos às 6h; Oração do Ângelus nos lares às 12h; às 18h, procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e logo após, às 19h30, Missa solene presidida pelo pároco padre Cleonidio Alves.

No dia 27 de maio, foi realizado o encerramento do mês mariano, com a celebração da palavra na esplanada da igreja, unindo-se à liturgia da vigília de Pentecostes. Ao término, houve a Coroação de Nossa Senhora de Fátima, feita pelas crianças da catequese e, ao final, uma belíssima queima de fogos em ação de graças aos 65 anos de comunidade.

A festa do co-padroeiro Santo Antônio, foi celebrada entre os dias 1° a 12 de junho, onde refletimos sobre o mesmo tema acima, para glorificar a vocação desse grande doutor da igreja.Durante esses dias, várias comunidades da Paróquia Bom Jesus e Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, compareceram para celebrar a trezena em louvor a Santo Antônio. Ainda como atividade dos festejos, tivemos o tradicional forró dos namorados e a feijoada de Santo Antônio no dia 11/06/2023.

Ao final das celebrações, os fiéis e devotos puderam se deliciar com as guloseimas da barraquinha de Santo Antônio e com este ato colaboraram na arrecadação de fundos em prol da comunidade. Além disso, também foram sorteados alguns brindes no Festival de prêmios, com o mesmo intuito.No dia festivo, o pároco padre Cleonidio, em sua homilia, destacou: “Santo Antônio é um dos Santos mais populares da nossa Igreja do Brasil, principalmente no nordeste. Santo popular do mês de Junho, dentro dos três, o que abre os festejos Juninos em meados do início de Junho. Santo Antônio concentra em si várias qualidades. (…) Foi um pregador do amor e da palavra para os povos daquela época. Então Santo Antônio foi aquele grande pregador, amante da palavra de Deus. Porque a Palavra não pode ficar parada, ela tem que ser anunciada.”

Ao final concluiu: “Outro ponto essencial, é exatamente o seu amor pela Eucaristia e o amor por Jesus Cristo. (…) E mais um ponto importante é o amor de Santo Antônio para com os pobres. Santo Antônio encontrou com São Francisco e fez uma caminhada de serviço para com os pobres, anunciando o Evangelho de Deus e seu amor.”

Após a reflexão, a celebração seguiu o seu roteiro litúrgico e ao final o Representante da comunidade, Erivan Bernardes, agradeceu a todos que ajudaram a realizar a festa e em seguida aconteceu a troca da bandeira. Na ocasião, os festeiros do período de 2023 entregaram a bandeira de Santo Antônio aos festeiros do ano de 2024, que serão: Geane Goes de Castro, Oldemar de Castro, Mariana Goes de Castro, Marlove Teixeira de Amorim, Maria Angélica e Bruno Cardoso.

A comunidade no ano de 2023 completou 65 anos de história comunitária. História essa que já passou por várias gerações. Hoje é o fruto que foi plantado há 65 anos, e que segue evangelizando e plantando mais sementes no coração de cada um. Segundo um documento da CNBB: “A palavra “comunidade” significa ter algo em comum.”

Portanto sejamos uma comunidade comum em Cristo Jesus, pois Ele é a nossa paz, alegria e nos fortalece cada dia mais em nossa caminhada de fé.Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio, Rogai por todos nós!Comunidade Nossa Senhora de Fátima, 65 anos de Fé, Missão e Evangelização!