31 de agosto de 2021

Paróquia de Igaporã inicia a festa da Padroeira no jubileu da Igreja Matriz

por Neto Fagundes- PASCOM Igaporã

No ultimo domingo, 29, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Igaporã, abriu os festejos em louvor a Nossa Senhora do Livramento, Padroeira da cidade. Este ano festa começou um dia mais cedo, tendo em vista a celebração do Jubileu da Igreja Matriz que está completando 150 anos de sua conclusão.

Neste ano de 2021, a festa tem como tema: Mãe do Livramento, 150 anos de bençãos. O novenário foi aberto com a Santa Missa presidida pelo Vigário-geral da Diocese de Caetité, Mons. Alex Adriano. Em sua reflexão, ele destacou a importância de nessa celebração jubilar a comunidade deve olhar para o passado, presente e futuro, sempre com a presença de Deus e de Nossa Senhora do Livramento.

Apesar da ainda presente realidade pandêmica, a Igreja pôde contar com a presença de fiéis tanto do lado interno, quanto externo, a comunidade está se fazendo presente na Igreja Matriz para celebrar a festa da Dona da Casa. A programação será um pouco diferente neste ano jubilar, a festa da Padroeira ganhou 1 dia a mais, o novenário vai até o dia 6 de setembro que termina com a levantada do mastro.

No dia 4 pela manhã, será celebrada uma missa especial com a presença das comunidades rurais e a entrega das porções de terra que serão postas aos pés do trono de Nossa Senhora. O dia 7 de setembro não será como a paróquia está acostumada, esse dia será realizada a Coroação Jubilar de Nossa Senhora do Livramento. Como parte dessa celebração, Nossa Senhora será presenteada com uma coroa dourada, assim como o seu filho Jesus, que ela carrega nos braços. O dia 8 de setembro, dia da Padroeira, terá uma programação mais intensa… Duas celebrações pela manhã, às 7h e às 9h30m, essa ultima presidida por Dom Carvalho, bispo diocesano. À tarde, 14h, Live: Central da Padroeira, um resumo de toda a festa e às 15h Carreata Solene pelas ruas de Igaporã.

O padre Edson Passos, pároco de Igaporã pediu que a comunidade fosse perseverante nas celebrações, participando mesmo que de sua igreja doméstica, mas rezando e celebrando com toda a paróquia o jubileu de sua Matriz.