Quase 60 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de 29 paróquias da Diocese de Caetité estiveram reunidos, neste sábado (11), no Centro Pastoral São Joaquim, em Caetité, para o encontro diocesano de comunicadores. As atualizações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99/CNBB) foram um dos assuntos abordados no evento.
A nova edição do documento, que orienta o trabalho da Pascom, foi publicada no ano passado, quase dez anos depois da primeira versão. O coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, por meio de vÃdeoconferência, explicou aos pasconeiros as novidades presentes na edição atualizada. Segundo ele, a quarta edição do Diretório responde aos anseios das transformações no campo da comunicação e explicita o que a Igreja compreende como Pastoral da Comunicação.
Também reconhece os avanços culturais e tecnológicos desde a última edição e incorpora as contribuições do Papa Francisco com a proposta da Igreja missionária em saÃda permanente.
O encontro de comunicadores também trouxe para a pauta a mensagem do Papa Francisco para o 58° Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado neste domingo da Ascensão do Senhor. A carta deste ano tem como tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”.
O assessor espiritual da Pascom Diocesana, padre Paulo Henrique Neves de Souza, destacou a importância de uma comunicação que brota do coração, em meio a uma sociedade marcada pela robotização. “Nunca deixemos de comunicar a vida e, sobretudo, as maravilhas de Deus”, disse.
De passagem pelo encontro, o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho também conversou com os comunicadores sobre a mensagem do Papa. Ele destacou os perigos provocados pela inteligência artificial, mas não deixou de mencionar os benefÃcios gerados à sociedade. O bispo também falou dos cuidados da utilização dessas ferramentas na atividade pastoral.
Dom Carvalho anunciou, ainda, a vencedora do concurso da logomarca da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A ganhadora é da cidade de Cordeiros, Uinne Aparecida de Abreu Oliveira Lima.
A tarde de sábado foi dedicada à s oficinas. O jornalista da TV Sudoeste, Luan Ferreira, explicou aos pasconeiros, de forma dinâmica, como produzir uma notÃcia com objetividade e criatividade. Ele também deu dicas de como escrever bons tÃtulos para as matérias.
O radialista Edson Júnior, da Rádio 106 FM de Guanambi, conduziu a oficina sobre rádio. O radialista falou dos desafios e do poder das rádios cristãs e explicou os três pilares para o sucesso de uma emissora de rádio: programação, informação e marketing.