25 de janeiro de 2019
DIOCESE

Jovens da diocese participam da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá

Por PASCOM Diocesana

Na foto enviada à PASCOM aparece o padre Lauro Ferreira e os jovens que representam a Diocese de Caetité na JMJ.

Um grupo de seis pessoas da Diocese de Caetité participam até domingo (27) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá. O país é o primeiro da América Central a sediar a JMJ. O padre Lauro Ferreira, assessor diocesano da juventude, acompanha o grupo. Eles se juntam a mais de 200 mil jovens católicos de todo o mundo que se inscreveram para a 34ª edição do evento, com a presença do Papa Francisco.

Nesta sexta-feira (25), a PASCOM Diocesana entrou em contato com os peregrinos. Eles contaram a experiência de participar do maior evento católico para a juventude. “Peregrinar na fé, no amor, na esperança, com peregrinos de 156 países, todos irmãos, todos na unidade, é indescritível. Viver esses momentos,  compartilhar experiências, fazer amizades, participar das catequeses, das caminhadas, da feira vocacional, da Santa Missa diária, da comunicação que muitas vezes se dá pelo olhar, pelos gestos, pelo sorriso (porque muitos de nós não sabemos o idioma de muitos outros que encontramos). Tudo isso é significativo e referencial para interiorização da Palavra de Deus”, respondeu o grupo.

Para estarem no Panamá, os jovens fizeram rifas e receberam ajuda financeira da diocese e das paróquias, mas grande parte dos gastos com a viagem e estadia desses dias em solo panamenho foi custeado por eles mesmos. “Contamos com a colaboração de dom Carvalho, o apoio do padre Lauro e do monsenhor Alex e também de muitos irmãos diocesanos, em especial das paróquias de Caetité”, contou.

Da jornada, eles vão levar muitos ensinamentos. “Jesus nos chama a ser como uma ponte onde Ele possa passar para chegar a muitos. Devemos ser missionários, uma Igreja em saída até as periferias das várias realidades existentes”, disse o grupo.

Além do padre Lauro, o grupo que representa a Diocese de Caetité é formado pelos jovens Carmem Prates (Caetité), Gean Weslley (Caetité/Igaporã), Mariana Rebouças (Caetité), Marcos Lobo (Caculé/Guajeru) e Igor Nogueira (Palmas de Monte Alto).

A JMJ 2019 tem como tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)” e inspira reflexões sobre Maria e a vocação. É também a oportunidade do encontro dos jovens com o Papa Francisco.