23 de janeiro de 2017

Fiéis celebram dia de São Sebastião em Brumado

Por Luciane Barros/Pascom Brumado

A missa campal aconteceu no fim da tarde da última sexta, dia 20

Na última sexta-feira (20), centenas de fiéis participaram da comemoração da festa de São Sebastião, padroeiro da Comunidade Matriz de Brumado e patrono da Paróquia Bom Jesus. A programação religiosa começou com as celebrações do Tríduo realizadas entre os dias 17 e 19 de Janeiro e encerrando no dia 20 com procissão e celebração da missa.

Os festejos do dia da grande festa iniciaram por volta das 5h30 com a alvorada festiva, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento e café partilhado. Ao meio dia, oração do ângelus nas famílias transmitida pela rádio Nova Vida FM, e às 17h com a concentração de fiéis em frente a igreja Matriz que em seguida saíram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, e logo após a celebração da Santa Missa.

Na procissão, os fiéis com imensa alegria louvaram a São Sebastião e agradeceram a interseção do Santo. A missa de encerramento foi presidida pelo padre Cleonídio Alves, e co-celebrada pelos padres Jordano Viana e Alex Adriano, ambos filhos de Brumado.

Durante a homilia, padre Cleonídio destacou que “celebrar a festa do padroeiro é a oportunidade que temos de aprofundar um pouco mais sobre a evangelização. Ao logo desses quatro dias, nós refletimos sobre uma temática bastante atual, ajudado pelo Papa Francisco, sobre a evangelii gaudium, ou seja, ‘a alegria do evangelho sobre o anúncio do mundo atual’. A alegria do evangelho deve nos motivar a missão. Quando somos batizados, assumimos o compromisso de continuar a missão de Jesus Cristo”, afirma o padre.

A tradição de se comemorar os festejos de São Sebastião em Brumado se deu devido uma ação do saudoso Monsenhor Fagundes, há mais de 50 anos atrás, onde a cidade atravessou um período de grande onda de enfermidades e o sacerdote numa visão, contemplou a necessidade de se reverenciar o santo católico para que as enfermidades fossem extirpadas. As celebrações em louvor a São Sebastião se tornaram uma das festividades religiosas mais significativas da paróquia.