16 de maio de 2018

Encontro de Fé e Política é realizado em Urandi

Por PASCOM/Urandi

Em consonância com os estudos e orientações promovidas pelo Conselho Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Caetité, a Paróquia Santo Antônio de Urandi realizou no dia 12 de maio, o I Encontro de Formação Fé e Política. Realizado no Salão Maria de Nazaré, o encontro teve assessoria do professor de Filosofia, Magno Luiz da Costa Oliveira, da cidade de Ilhéus (BA), que também é agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e militante do Movimento pela Soberania Popular da Mineração – MAM.

Padre Alessandro Alves, pároco de Urandi, informou a todos que o principal objetivo do Conselho Diocesano é promover a formação e capacitação sociopolíticas dirigidas a agentes pastorais e lideranças comunitárias e cristãs à luz dos fundamentos bíblicos. Destacou também o compromisso cristão diante das injustiças e violências e disse que cada um deve atuar de forma consciente, dentre outros aspectos essenciais às bases bíblicas.

Magno, a partir da análise da conjuntura brasileira, destacou a importância da participação consciente de cada cidadão e cidadã na consolidação de ações e de lutas concretas à luz da formação crítica, para fortalecer ações sociais transformadoras. E, assim, ressaltou a importante atuação do Santo Padre, o Papa Francisco, que recentemente conclamou aos padres a ajudarem os pobres, evitando que estes sofram maiores injustiças.