17 de fevereiro de 2016

Diocese discute boas práticas para o período eleitoral

Por Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Pe. Osvaldino Barbosa falou da necessidade de boas práticas de convivência no período eleitoral. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Pe. Osvaldino falou da necessidade de boas práticas de convivência no período eleitoral. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Pensando em tornar o período eleitoral um momento de melhor análise de propostas políticas, durante o Conselho Pastoral Diocesano – CPD, Pe. Osvaldino Barbosa, coordenador das Pastorais Sociais da Diocese, incentivou a criação de propostas para condutas mais justas dos candidatos.

Segundo Osvaldino, muitos candidatos não respeitam um volume nem um horário para os carros de som, além de passarem com suas propagandas em alto volume por locais proibidos como hospitais e escolas. “A proposta é para que tenhamos um período eleitoral com menos barulho e mais possibilidade de discutirmos os projetos políticos para as nossas cidades”, justificou o Padre.

Foi cogitada a preparação de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – para os candidatos assinarem, mas se preferiu o acompanhamento e empenho para o cumprimento dos TACs feitos pelas comarcas eleitorais.

Ficou acertado ainda que cada paróquia deve promover acordos de boa convivência com os candidatos e debates para auxiliar os cristão da escolha de seus candidatos, além de acolher as orientações do Regional sobre as eleições.