22 de abril de 2019

Confira as fotos da Semana Santa na diocese

Texto: Cancão Nova Notícias

Foto: PASCOM/Ibitira

O Domingo de Ramos, que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, abriu a Semana Santa, período em que se recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Confira as fotos desse dia pela diocese.

Na Quarta-feira Santa, muitas paróquias realizaram a famosa “Procissão do Encontro”, na qual se recorda o doloroso encontro entre a Virgem Maria e o seu Filho Jesus. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Na Quinta-feira Santa, na Celebração Eucarística da Ceia do Senhor acontece o ritual litúrgico do Lava-Pés, gesto feito por Jesus com os Seus discípulos para demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem. Essa celebração é, portanto, a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. Com essa celebração, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia de Jesus.

A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da Santa Cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade. Nesse dia, muitas paróquias realizaram também a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crúcis.

Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, Sua Ressurreição. A celebração acontece no sábado à noite, chamada de Vigília Pascal. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (cf. Lc 12,35-36), tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

O Domingo da Ressurreição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.