17 de maio de 2023
Notícias

Visita da relíquia do Beato Antônio Frederico Ozanam em Pindaí

Por Pascom Pindaí

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo, pela graça de termos recebido em Pindaí a relíquia do Beato Antônio Frederico Ozanam no dia 22 de abril de 2023. Queremos agradecer ao Conselho Metropolitano de Montes Claros – Minas Gerais, por ter permitido que a relíquia viesse aqui.

Para nós foi algo inédito e muito valioso mesmo porque essa foi uma oportunidade única, por isso preparamos uma recepção pensando na importância do evento. Recebemos a Relíquia e os Vicentinos de Mote Azul – Minas Gerais , com uma efusiva carreata a partir do Auto Posto CMOP, com hinos se louvor à São Vicente de Paulo e ao beato Antônio Frederico Ozanam, com muita alegria e muita fé.

A carreata percorreu as principais ruas de Pindaí até a igreja matriz de São João Batista. Aos condutores da relíquia, servimos um café da manhã. Também tivemos a grata satisfação de contar com a presença do presidente do Conselho Particular Nossa Senhora dos Remédios de Espinosa Minas Gerais, Sr. Orlando Santana Sales, durante todo tempo de permanência da Relíquia aqui.

Para esse dia preparamos a seguinte programação: momentos de contemplação com a reza do terço mariano; ladainha dos pobres; por ser sábado reza do Ofício de Nossa Senhora; celebração da Santa Missa; palestras sobre a vida do bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam; sobre o sentido das Conferências Vicentinas; vídeos sobre São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam.Para encerrar o dia, terço Mariano às 18:00hs e adoração ao Santíssimo. No dia 22 de abril às 08:00hs recebe nos a Relíquia dos vicentinos de Monte Azul, Minas Gerais e no dia 23 às 07:00hs lotamos um micro-ônibus e fomos entregar aos Vicentinos de Espinosa M.G.Relíquia, segundo o site Wikipédia, “é um objeto preservado para efeitos de veneração no âmbito de uma religião, sendo normalmente uma peça associada a uma história religiosa. Podem ser objetos pessoais ou partes do corpo de um santo ou personagem sagrada”.

Há três ordens de relíquias:

1ª parte do corpo do bem-aventurado tais como: ossos, cabelo e unhas.

2º objeto que pertence a ele

3º Algo meu, por exemplo, que o bem-aventurado tenha tocado. No caso da Relíquia do Beato Frederico Ozanam foi da 2ª categoria. Ele como um grande benfeitor dos pobres e fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) ou seja das conferências Vicentinas, morreu muito jovem e após algum tempo foram exumar seu corpo e quando o túmulo foi aberto o corpo estava intacto, pois surgiu um milagre atribuído a ele cujo beneficiário foi um rapaz de B.H. então tiraram pedaços em sua roupa para fazer relíquias.

Aqui veio a imagem do Beato Ozanam com um quadradinho de linho na cor creme colocado no lado esquerdo do seu paletó. Falta mais um milagre para que ele seja canonizado.