11 de julho de 2020

Vinte e cinco anos de Ordenação Presbiteral de Dom José Roberto Silva Carvalho

Dom Carvalho,

Como representante dos presbíteros da Diocese de Caetité, eu o saúdo em nome de todos, nesta data em que celebramos os seus vinte e cinco anos de Ordenação Presbiteral.

O Papa Francisco, escrevendo aos presbíteros por ocasião dos cento e sessenta anos da morte do Cura d’Ars – patrono de todos os párocos do mundo –, convida-nos a voltar àqueles momentos luminosos em que experimentamos o chamado do Senhor para consagrar toda a nossa vida ao seu serviço. Afirma o Papa: “um dia pronunciamos um ‘sim’ que nasceu e cresceu no seio duma comunidade cristã pela mão daqueles santos ‘ao pé da porta’ que nos mostraram, com fé simples, como valia a pena dar tudo pelo Senhor e o seu Reino…

Começo com uma rápida retrospectiva:

Dom José Roberto Silva Carvalho nasceu em Fortaleza (CE), no dia 01 de abril de 1960. Filho de Joaquim Torres de Carvalho e Maria Odélia Silva Carvalho. É o segundo de quatro irmãos. Foi batizado com apenas 17 dias de nascido, na Igreja Matriz de São Geraldo, em Fortaleza. Com 10 anos de idade fez a sua primeira eucaristia, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, também em Fortaleza. Aos 17 anos recebeu o sacramento da crisma, das mãos de Dom Manuel Edimilson da Cruz (então bispo auxiliar de Fortaleza), na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. No dia 02 de fevereiro de 1979 – com 19 anos de idade – ingressou na vida religiosa como franciscano, permanecendo até 1984. Sendo acolhido na Diocese de Vitória da Conquista, cursou filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e teologia na Faculdade Dehoniana em Taubaté-SP.  Em 14 de janeiro de 1995, em Barra do Choça, foi ordenado diácono e em 09 de julho de 1995, em Vitória da Conquista, foi ordenado presbítero, pelas mãos de Dom Celso José, então bispo diocesano. Em 01 de novembro de 2011, na cidade de Poções, recebeu o título de monsenhor, tornando-se Capelão de Sua Santidade. Em 26 de outubro de 2016 foi nomeado bispo para a Diocese Senhora Sant’Ana de Caetité, pelo Papa Francisco, e aos 29 de janeiro de 2017 foi ordenado bispo e tomou posse da referida Diocese. Escolheu como lema episcopal: “servi ao Senhor com alegria” (Sl 99). Dom Carvalho – como gosta de ser chamado – atuou em diversas paróquias da Diocese de Vitória da Conquista, hoje Arquidiocese, e por um período de quinze anos serviu àquela Igreja Particular na formação e acompanhamento dos seminaristas, incluindo os da Diocese de Caetité.

Dom Carvalho, duas décadas e meia se passaram, desde aquele memorável 09 de julho de 1995. Ao longo de todo esse tempo, não sem dificuldades, o senhor pôde experimentar a graça de Deus fortalecendo-o, animando-o e sustentando-o na missão.

Hoje, com sentimentos de louvor e gratidão, rendemos graças a Deus porque “em muitas ocasiões, de modo inobservado e sacrificado, no cansaço ou na fadiga, na doença ou na desolação, o senhor assumiu a missão como um serviço a Deus e ao seu povo e, mesmo com todas as dificuldades do caminho, escreveu as páginas mais belas da vida presbiteral…” (Papa Francisco)

Presbiteral e episcopal… pois quis Deus, na sua divina providência, que o senhor fosse o 9º bispo da Diocese Senhora Sant’Ana de Caetité. Asseguramos-lhe o nosso apoio, proximidade espiritual, encorajamento e colaboração na sublime tarefa que lhe foi confiada como bispo da Igreja que está em Caetité.

Confiamos a vida e o ministério do senhor à proteção e aos cuidados da sempre Virgem Maria, filha bendita de Sant’Ana e São Joaquim, a quem pedimos a intercessão.

Aceite as nossas felicitações, abraço e orações!

Ao diácono Marcus Vinícius – o mais novo integrante do nosso clero – nossas felicitações e apreço. Que o seu ministério seja fecundo para a Igreja de Deus presente na Diocese de Caetité!