24 de outubro de 2022

Vicariato Rainha da Paz celebra Dia Nacional da Juventude

Por Pascom Aracatu

Neste domingo (23), a juventudes das paróquias das cidades de Aracatu, Brumado, Caraíbas, Guajeru e Malhada de Pedras que compõem o Vicariato Rainha da Paz celebraram o DNJ 2022. O Dia Nacional da Juventude ou apenas DNJ surgiu no ano de 1985, quando a Organização das Nações Unidas criou o “Ano Internacional da Juventude”. A CNBB em sintonia criou o Dia Nacional da Juventude como uma atividade permanente na igreja do Brasil.

Esse dia tem como objetivo marcar anualmente a união das expressões juvenis para celebrar a vida das juventudes. Essa data é celebrada no terceiro domingo do mês de outubro.

Esse ano a paróquia escolhida para sediar o evento foi a do Senhor Bom Jesus na cidade de Malhada de Pedras, anteriormente as paróquias de Brumado e de Aracatu já foram sede do evento, a programação teve inicio às 8h com a acolhida, em seguida um lindo e animado momento musical com a equipe de músicos de Aracatu, as 10h30 celebrada a Santa Missa presidida pelos Padres Afonso, Pe.Cleonidio e Pe. Sandro.

Em sua reflexão o Pe. Afonso ressalta a importância da oração, que no evangelho Jesus fala de dois tipos de pessoa: o fariseu que se sente outro nível de pessoas, e que começa a encontrar qualidades e por causa de suas obras se reconhece uma pessoa perfeita e acha que Deus deve reconhecer a sua salvação, o outro é o cobrador de impostos que no seu caso reconhece que sem Deus não há salvação, em sua fala direciona a juventude as seguintes palavras: “O Discernimento tem que fazer parte da vida do jovem… apesar da dor, das angustias você vai superando e crescendo internamente e externamente”.

Após a celebração eucarística o Pe. Sando conduziu um momento a cerca do tema do DNJ2022: “E o verbo se fez carne” (Jo. 1,14) ressaltando em sua fala a pessoa de Jesus e dizendo aos jovens que: a Juventude está reunida porque tem fé, não é uma fé qualquer, que o jovem tem valor, é dom, é graça de Deus. Após o almoço o coordenador do vicariato o Pe. Cleo, também direcionou uma palavra aos jovens que participavam do DNJ, “A igreja é uma igreja viva, que tem o protagonismo jovem”, ressaltou mais uma vez o protagonismo e que o lugar do jovem é na Igreja.

As atividades a tarde teve continuidade com apresentações realizadas pelas paróquias de Caraíbas, Malhada de Pedras e Brumado, um momento de expressar os talentos da juventude do nosso vicariato e tocar os jovens que atentos absorviam as mensagens transmitidas, em seguida a adoração eucarística, um dos grandes ápices do encontro, o momento de adoração a Jesus sacramentado foi conduzido por jovens das diversas cidades do vicariato, cantos, orações e testemunhos de vidas fizeram com que todos entrassem em sintonia com Jesus, era visível na juventude a emoção em viver aquele momento.

Após a adoração mais um momento de animação com Ró e Ministério Peregrino do Amor, o DNJ encerrou com uma caminhada pelas ruas atendendo aos objetivos do DNJ, uma juventude em saída, que vai aos lugares, que ocupem as ruas e mostrem os seu protagonismo.