26 de março de 2018
DIOCESE

Veja como foi o Domingo de Ramos pela Diocese de Caetité

Por PASCOM DIOCESANA

A Igreja Católica deu início, neste domingo (25), com a celebração de Ramos, a Semana Santa, período que recorda a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo e é considerado o mais importante no calendário católico.  Na Diocese de Caetité, o Domingo de Ramos foi celebrado em todas as paróquias e contou com grande participação dos fiéis.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, a primeira missa do domingo foi celebrada às 7h30 da manhã. Ao longo dia, outras duas celebrações – uma em Itumirim e a outra na comunidade Matriz – foram presididas pelo padre Reinaldo Reis, pároco de Caculé, que orientou a comunidade a valorizar as coisas de Deus e a acreditar e viver a ressurreição de Jesus como essência da fé.

Foto: PASCOM Caculé

Em Brumado, Paróquia Senhor Bom Jesus, também foram realizadas várias missas durante o dia pelas comunidades da paróquia. A última celebração teve início na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro São Félix, onde os ramos foram abençoados. De lá os fiéis seguiram em procissão pelas ruas até a igreja Matriz. A missa foi presidida pelo padre Cleonídio Barbosa, coordenador paroquial.

Foto: PASCOM Brumado

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Caetité, a procissão de ramos foi acompanhada por 12 jovens representando os apóstolos de Cristo. À frente da procissão, um jovem montado em um jumentinho recordava a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um gesto de humildade de Jesus. Muita gente acompanhou a caminhada. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Waldech Gondim. Veja o vídeo produzido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Em Guanambi, na mais jovem paróquia da diocese, São Geraldo Majella, a programação do Domingo de Ramos começou cedo, com celebração na comunidade São Francisco. Teve missa também no distrito de Morrinhos e na igreja Matriz. Na procissão de ramos, uma atenção à Campanha da Fraternidade deste ano, que convida à reflexão sobre a superação da violência.

Foto: PASCOM Guanambi

Para a Igreja Católica, a Procissão de Ramos encerra o período da Quaresma, quando a Igreja recorda os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública. A Semana Santa segue até o domingo de páscoa. Uma programação especial foi preparada pelas paróquias da diocese.