29 de junho de 2022

Urandi realiza festejos a Santo Antônio

Por Idalina Gonçalves Magalhães/Pascom Urandi

O maior festejo popular da cidade de Urandi aconteceu no mês de junho e é alusivo ao padroeiro do município, Santo Antônio. A festa dura 13 dias, este ano foi uma das maiores concretizadas pela Paróquia. Sendo a realização do tradicional trezenário religioso em homenagem ao Santo Padroeiro o momento crucial desta celebração. Ademais, ocorreram as comemorações sociais como a quermesse e shows com artistas locais e regionais, dentre estes, a apresentação do cantor e forrozeiro Edgar Mão Branca, no dia 12 de junho, que promoveu maior participação de pessoas do município e região.

Fotos: Jonas Santos e Sílvia Botelho

No dia 1° de junho, o primeiro da Festa a Santo Antônio, iniciou-se às 5 horas da manhã com a caminhada pela cidade, levantada do mastro na frente da Igreja Matriz para hastear a bandeira do padroeiro e simbolizar que a cidade está em festa. A seguir houve a Celebração da Santa Missa, presidida por Pe. Alessandro Alves, administrador paroquial, encerrando este momento com o café partilhado.

A partir de então até o dia de Santo Antônio, 13 de junho, houve as Celebrações Eucarísticas presididas por padres, em sua maioria da Diocese de Caetité e concelebrada por Pe. Alessandro, momentos ricos em oração.

No dia 7, os paroquianos tiveram a honra de participar da Santa Missa presidida por Dom José Roberto Silva Carvalho, bispo diocesano. Logo após as Celebrações, os participantes apreciaram os shows e comidas típicas adquiridas na tradicional quermesse.

No dia 13 de junho, foi celebrada a Missa Solene, às 15 horas, presidida por Pe. Alessandro Alves, que, na homilia, ratificou a necessidade de compreender o sentido da sinodalidade, refletido durante todo o trezenário a partir do Tema Central: “Com Santo Antônio caminhamos por uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”.

Ao final desta Celebração, que reuniu fiéis vindos de todas as comunidades, pastorais, grupos e movimentos que compõem a Paróquia de Urandi, aconteceu a procissão de Santo Antônio, momento em que o carro andor com a imagem do padroeiro foi acompanhado pelas imagens dos padroeiros de todas as comunidades, que, em procissão, percorreram as principais ruas da cidade, encerrando na Matriz com a bênção solene.