4 de outubro de 2018

“Unidade na diversidade” é tema da 1ª Assembleia Diocesana das Juventudes

Por Igor Nunes/Setor Juventude

Foto: Igor Nunes

Entres os dias 21 a 23 de setembro, no Centro Paroquial de Caetité, foi realizada a 1ª Assembleia Diocesana das Juventudes, com a participação de jovens de várias paróquias de nossa Diocese.
A assembleia foi convocada com as várias expressões juvenis com o objetivo de fomentar comunhão e traçar uma direção conjunta para os trabalhos com a Juventude da diocese.

A Assembleia teve início sexta-feira, dia 21, com um momento de Mística conduzido pela Irmã Sirlei, da Congregação das Ancilas do Menino Jesus, da assessoria do Setor Juventude. Em seguida houve o credenciamento e a apresentação de cada jovem. Logo após, o padre assessor do Setor Juventude, padre Lauro Ferreira s.m., começou a falar dos carismas dos diversos movimentos, pastorais e grupos juvenis que têm na diocese. Houve também a entrega de materiais (subsídios e cartazes) sobre diversas temáticas, por exemplo, subsídio “místicas de missões”, subsídio e cartazes do DNJ. Explicou que o DNJ deste ano será a nível diocesano, dia 25 de novembro, e pediu que divulgassem o cartaz e as camisetas.

O segundo dia de encontro começou com a Santa Missa na Catedral de Senhora Sant’Ana, presidida por Padre Luiz, s.m., também assessor do Setor Juventude. De volta para o Centro Paroquial, Silvia, de Caculé, que compõe atualmente a coordenação do Setor, apresentou “O que é o Setor Juventude e como funciona?”. No sábado tivemos a presença ilustre do nosso bispo diocesano Dom Carvalho e do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Sátiro Bezerra. A irmã Rita, das Irmãs Passionistas, também da assessoria do SJ, trabalhou com os jovens o documento sobre o Sínodo: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”; o projeto IDE (Plano Trienal da Pastoral Juvenil da CNBB) foi apresentado pelo padre Lauro s.m.

Tivemos a participação do grupo de jovens de Caetité, o JAC, com uma apresentação teatral. Em seguida, Rosângela e Cris, da coordenação do Setor Juventude, apresentaram “ o perfil do jovem coordenador”. Logo após, com o Padre Luiz s.m. , aconteceu a eleição dos representantes jovens dos vicariatos:
Vicariato Rainha da paz: Carlos Daniel Silva Dias,Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão – Brumado
Vicariato Rainha do Sertão: Igor Samuel Nunes Oliveira, Paróquia São Geraldo Majella – Guanambi.
Vicariato Rainha dos Profetas: Monalisa Oliveira Santos, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Macaúbas
Vicariato Rainha dos Patriarcas: Beatriz da Silva Pinho Cardoso, Paróquia São Sebastião-Ibiassucê
Vicariato Rainha dos Mártires: Natanael Inácio da Costa, Paróquia Senhor Bom Jesus da Boa Vida – Cordeiros
Vicariato Rainha dos Apóstolos: Danielle Silva Matos, Paróquia Senhora Sant’Anna – Caetité

O dia foi encerrado com um lindo momento mariano com o padre Luiz, “A visita de Maria a sua prima Isabel”, e um momento de descontração com Ronaldo, membro do Setor Juventude. No domingo, 23 de setembro, o encontro foi encerrado com a Santa Missa de envio dos jovens, realizada na Catedral de Senhora Sant’Ana, presidida pelo bispo diocesano Dom Carvalho, e concelebrada por padre Lauro s.m. e padre Luiz s.m.