8 de maio de 2018
Notícias

Setor Universidades do Regional NE 3 reúne articuladores em Salvador

Por CNBB

Foi realizado nos dias 02 e 03 de maio de 2018, no Centro de Treinamento de Líderes – CTL, em Salvador, o Encontro Geral de Articuladores da Pastoral Universitária Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do qual participaram coordenadores diocesanos de Pastoral Universitária de Salvador, Caetité, Teixeira de Freitas, Cruz das Almas, estado da Bahia, e Aracaju e Estância, estado de Sergipe.

Com o objetivo de fortalecer a articulação, avaliar a caminhada da PU no Regional Nordeste 3 e oferecer formação aos coordenadores diocesanos, o Encontro teve por tema principal “O pontificado do Papa Francisco para uma nova ação evangelizadora no âmbito universitário”, e contou com a assessoria do padre Danilo Pinto dos Santos, assessor nacional do Setor Universidades da CNBB.

Foto: Regional NE3

A atividade teve início na manhã do dia 02, com a primeira exposição do dia realizada por Taciane Barros, coordenadora da Pastoral Universitária de Salvador, e por Dom Estevam dos Santos Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial para a Pastoral Universitária no Regional Nordeste 3, que apresentaram a memória Setor Universdiades no Regional NE3, entre os anos de 2014 a 2017, momento em que foi possível percorrer um pouco do histórico da PU e quais as ações realizadas nesse período.

Em seguida, padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza, assessor da PU na diocese de Caetité/BA, falou aos participantes sobre o Estudo 102 da CNBB – O seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário. Inicialmente, o expositor fez uma breve introdução sobre o histórico da ação evangelizadora da Igreja no Brasil com a comunidade universitária, a fim de apresentar o contexto em que foi articulado o Setor Universidades na CNBB, e posteriormente publicado o Estudo 102, para depois aprofundar nos objetivos do texto e nos conteúdos dos seus quatro capítulos.

O evento foi retomado na tarde do dia 02 de maio, quando os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o cenário do ensino superior no âmbito dos estados da Bahia e de Sergipe, através dos dados disponibilizados no Censo do Ensino Superior – 2016, do INEP, e no Mapa do Ensino Superior no Brasil, elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP, o que foi apresentado por Eneida Bomfim, coordenadora da Pastoral Universitária da Diocese de Caetité/BA.

Ainda na parte da tarde foi exposto o mapeamento da Pastoral Universitária no Regional Nordeste 3, no qual foi possível visualizar a presença da PU nas seis Sub-regiões Pastorais, formadas  pelas vinte e seis (Arqui)Dioceses que compõem o Regional NE3. Segundo o bispo referencial da Pastoral Universitária, Dom Estevam Filho, “com esse encontro vimos que a PU está bem viva, com uma diretriz inspiradora e motivadora, desejando se instalar em cada Diocese e sub-região pastoral do nosso Regional”.

Na noite do dia 02, foi abordado o tema central do Encontro Geral, “O Pontificado do Papa Francisco para uma nova ação evangelizadora no âmbito universitário”, cuja explanação foi realizada pelo padre Danilo Pinto dos Santos, assessor nacional do Setor Universidades da CNBB. Padre Danilo falou da importância da visão sinodal de Igreja do Papa Francisco, uma vez que, atualmente, existem inúmeras forças da ação evangelizadora no ensino superior. Foi apresentada a visão da Igreja do Pontífice, a partir do Concílio Vaticano II, e os conceitos de eclesiologia total, sinodalidade, comunhão eclesial e missionaridade, e como estes se transpõem para o âmbito universitário.

Dando seguimento ao encontro, na manhã do dia 03 novamente se contou com a assessoria do padre Danilo Pinto, que falou sobre os “Critérios de discernimento para a ação evangelizadora no ensino superior”, no qual abordou quatro pontos, a saber: 1) Mística a serviço do discernimento; 2)Identidade da ação evangelizadora no contexto do ensino superior; 3) Ambiente interno e externo da ação evangelizadora nas IES, Dioceses e Regionais; 4) Critérios de discernimento para ação evangelizadora nos âmbitos do ensino superior.

Em seguida, Dom Estevam conduziu o trabalho com o grupo, retomando o mapeamento da PU nas sub-regiões, apresentando este como um dos critérios para o planejamento da ação evangelizadora no contexto do Regional. A partir do mapeamento e das reflexões construídas pelo grupo foi definido o novo formato de coordenação regional, com a adoção da divisão por sub-regiões para a articulação da Pastoral Universitária e como critério para a composição da Comissão de Coordenação Regional. Diante disso, houve a escolha de uma PU diocesana como referencial para cada sub-região, que atuará como “madrinha” das demais.

Em seguida foi definido o novo núcleo de coordenação da Pastoral Universitária Regional Nordeste 3, sendo escolhidos pelo grupo como coordenador o padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza, da Diocese de Caetité, como secretária geral Taciane Barros, da Arquidiocese de Salvador, e como secretária adjunta Eneida Bomfim, da Diocese de Caetité.

O nosso Regional Nordeste 3 foi o pioneiro num trabalho mais articulado da Pastoral Universitária. Por vários motivos esta organização estava enfraquecida, e com este Encontro Geral de Articuladores retomamos o fôlego para rearticular a PU no nosso Regional através das 6 sub-regiões pastorais e suas 26 dioceses. Esperamos contar com o apoio dos nossos bispos, de presbíteros e leigos e leigas engajados para que a ação evangelizadora no âmbito universitário nos faça crescer na ‘cultura do encontro’, no diálogo fecundo entre fé e razão, parra um mundo sedento da Verdade”, pontuou o padre Eutrópio Carvalho, assessor da PU Caetité e eleito coordenador no Regional NE3.

Antes do encerramento padre Danilo Pinto apresentou os “Informes do Setor Universidades”, no qual foram partilhados alguns projetos que estão sendo executados ou que ainda serão realizados no ano de 2018: revisão do Estudo 102 da CNBB, cadastramento de experiência no Programa Missão País, I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência e III Encontro Nacional de Docentes do Ensino Superior.

O Encontro Geral de Articuladores da Pastoral Universitária Regional Nordeste 3 foi concluído com agradecimento de Dom Estevam Filho a todos que participaram e se empenharam na realização do evento e, em seguida, conduziu a oração final, encerrando oficialmente o evento.