6 de maio de 2017

Servir a potência da fé e resistir às forças do mal – Papa aos Guardas Suíços

Comemos pelas palavras do Papa aos Guardas Suíços, nesta sua festa, ocasião que o Papa evocou ao afirmar que neste dia fazem “memória do doloroso e famoso “saque de Roma” [1527] em que os Guardas Suíços se distinguiram numa corajosa e indómita defesa do Papa, até ao sacrifício da vida”.  Hoje – prosseguiu Francisco – não sois chamados ao sacrifício da vida, mas a “um outros sacrifício não menos árduo: a servir a potencia da fé”, isto é a resistir ás várias forças do mal.
“Sois chamados a ser fortes e valorosos, sustidos pela fé em Cristo e pela sua palavra de salvação. A vossa presença na Igreja, o vosso importante serviço no Vaticano é uma ocasião para crescer como corajosos “soldados de Cristo”.
O Papa que abriu o seu discurso saudando de modo particular os novos recrutas – convidou todos a viverem o período que são chamados a passar na “Cidade eterna” com irmandade entre eles e uma vida exemplarmente cristã, pois que que tem a certeza de que o mais os levou a abraçar este serviço é a fé. Com efeito – disse – na base deste singular missão ao serviço à Santa Sé e da Igreja está o Baptismo, que habilita a dar testemunho de Cristo ressuscitado.
Francisco insistiu no convite aos Guardas a darem testemunho do Evangelho mesmo nos pequenos gestos quotidianos aos quais se deve dar um significado sempre novo, por forma a criar no seio do Corpo da Guarda Suíça um estilo de comportamento harmonioso, respeito e em comunhão com os superiores, e externamente, se exprima no acolhimento, na gentileza, na paciência.
Ainda relativamente ao período que passarão “na cidade eterna”, o Papa sugeriu-lhes visitar Roma, seguindo as pegadas dos santos e santas que viveram nesta cidade. Isto tornará ainda mais inesquecível e rico de frutos espirituais e culturais – disse – essa estada e esse período de vida.
Por fim, o Papa exprimiu o seu reconhecimento a todo o Corpo da Guarda Suíça pela diligência e solicitude com que desempenha este serviço.
Na audiência participaram os pais, parentes e amigos dos Guardas, sinal do afecto dos católicos suíços pela Santa Sé, e da educação cristã que deram aos filhos.
Juramento novos Recrutas
Esta tarte às 17 horas terá lugar no Pátio de São Dâmaso, dentro do Vaticano, terá lugar a cerimónia de juramento dos novos recrutas.
(from Vatican Radio)

Tags: