24 de abril de 2021

Paróquias de Brumado acolhem seminaristas do período propedêutico 2021

Por Priscila Santos/Pascom Brumado

Foto: Priscila Santos/Pascom Brumado

Dia 23 de abril, às 17h, aconteceu a missa na comunidade matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, em Brumado, para acolher os seminaristas Evangelisto Santos da Silva, Inácio de Souza Machado e Victor Johnny Teixeira Silva, da Diocese de Caetité e Kalmon Dourado da Silva, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelos padres Cleonidio Alves da Silva e Sandro Alves Teixeira Lima.

O Reverendíssimo bispo deu as boas-vindas a todos os leigos presentes, a José Nilton, que está na etapa da síntese vocacional, a Irmã Suze Cleide e aos que acompanham a celebração pela Rádio Nova Vida FM 87, 9 e pelas redes sociais da Paróquias de Brumado-BA. Ele citou que o momento presente marca o início do ano propedêutico em 2021 em Brumado.

A celebração seguiu a liturgia do dia e após a proclamação do evangelho de João 6, 52-59, feita pelo padre Cleonidio, o bispo realizou a homilia e de início questionou qual a missão da Obra das Vocações e Ministérios e citou que o momento marca oficialmente a abertura do ano propedêutico na diocese de Caetité-BA e recordou da vocação de São José. Para finalizar, lembrou a necessidade de pensar no itinerário vocacional e na ocasião recordou o início da caminhada dos novos seminaristas.

Logo após, o padre Sandro explicou o sentido das vestes seminarísticas e as acolheu para a benção do bispo. Em seguida os seminaristas cumprimentaram Dom José Roberto e os párocos padres Cleonídio e Sandro. E o pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão leu a ata de abertura das atividades formativas do Seminário São José e todos de direito assinaram o documento.

Depois, o pároco padre Sandro falou sobre o significado de formar comunidade e agradeceu por todos os leigos que colaboraram para a presente celebração e aos professores dos seminaristas. Ele também pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, São José e São Cristóvão sobre todos (as) e mencionou o desejo de não cansarmos de levar Cristo aonde formos. Em seguida, o bispo Dom José Roberto fez um breve panorama desse tempo de pandemia, falou da importância da mudança de vida e deu a benção final. Em clima alegre, os representantes da comunidade católica brumadense renderam louvores a Deus pela vida dos seminaristas.