30 de julho de 2019
DIOCESE

Seminaristas da diocese participam de retiro espiritual em Caetité

Por Intercâmbio Caetité

Retiro Espiritual dos seminaristas da diocese

O Centro de Treinamento para Líderes (CTL) de Caetité foi o espaço escolhido para que os seminaristas realizassem seu segundo retiro anual. O retiro iniciou-se no dia 22/07 às 18:30, previsto para encerrar no 25/07 às 12:00 com o almoço, como de fato aconteceu. Estavam presentes os seminaristas propedeutas, residentes no seminário São José em Caetité, bem como os demais das etapas Discipular e Configurativa que residem em Belo Horizonte. O tema norteador do retiro foi o lema do ano vocacional diocesano: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos (Sl 25,4), conduzido pelo “pedagogo”, o Pe. Frenilson da Conceição Brito, reitor dos propedeutas arquidiocesanos de Vitória da Conquista.

Tivemos a oportunidade de refletir o Dom da vocação a partir do caráter antropológico e teológico da fé. Isto é, perceber a ação de Deus que nos conduz para Ele à luz da nossa experiência de fé e intimidade com Ele.  Através dos seis temas, a saber, “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”, “o Dom da Juventude”, “O dom da Vocação”, “A arte de discernir”, “O chamado à Santidade”, “A espiritualidade do padre diocesano” pudemos abordar e refletir temas fundamentais para um correto discernimento vocacional feito de maneira livre e consciente acerca do ministério ordenado.

Presenciamos dois momentos de maior destaque no retiro, a saber, a oração e a sistemática exposição dos temas. Os momentos de oração foram bem celebrados e bem vivenciados por todos. Isso possibilitou-nos um maior aproveitamento dos nossos encontros pessoais com o Senhor. O segundo ponto nos possibilitou a contemplação da vocação a partir de alguns documentos do magistério, como “Christus vivit” do Papa Francisco, “Guadete et Exsultate” também do papa, bem como a “Rátio Fundamentalis” etc.

Retomamos nossas atividades do cotidiano da vida levamos conosco respostas, questionamentos e esperanças para nos empenhemos na vivência da vocação como chamado de um Deus amoroso que deseja revelar a todos os seus os verdadeiros caminhos de serviço ao Reino de Deus.