Partilhar as experiências vivenciadas pelos jovens no seminário é o objetivo do blog Intercâmbio Caetité, criado pelos seminaristas da Diocese de Caetité. No ar desde o mês passado, o blog conta, até agora, com cinco postagens.
O espaço virtual será usado para a publicação de textos, fotos, vÃdeos e outros conteúdos produzidos pelos próprios seminaristas. No blog, os jovens vão compartilhar o dia-a-dia da vida comunitária e comentar sobre temas relevantes para a Igreja e para a formação à vida sacerdotal.
Segundo os seminaristas, o Intercâmbio Caetité veio substituir o informativo impresso de mesmo nome, que já não é publicado há algum tempo. O jornal era um canal entre o seminário e os padrinhos e as madrinhas da OVM (Obra das Vocações e Ministérios), movimento que promove iniciativas em prol das vocações e ministérios.
Para o seminarista Ronielson Souza Silva, 22, que cursa o 1º ano de Teologia, na PontifÃcia Universidade Católica de Minas Gerais, o blog foi pensado com o objetivo de estreitar a relação dos seminaristas com a comunidade. “É para facilitar a interação participativa dos padrinhos e madrinhas da OVM e das pessoas conosco, bem como falar do processo formativo e da nossa vida comunitária cotidiana”, explica o seminarista, que é natural de Malhada de Pedras (BA).
A Diocese de Caetité tem, atualmente, 23 seminaristas. Sete deles estão no primeiro ano do seminário, o chamado Propedêutico, no Seminário São José, em Caetité. Os outros estão na Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guardalupe, em Belo Horizonte, onde cursam Filosofia e, por último, Teologia.
Siga a página do Intercâmbio Caetité no Facebook. O blog pode ser acessado aqui.