8 de julho de 2022
DIOCESE

Seminarista Ronielson Souza Silva é ordenado diácono

Por Pascom Diocesana

A Igreja Diocesana de Caetité se reuniu, em festa, nesta quinta-feira (7), para a Ordenação Diaconal de Ronielson Souza Silva, por imposição das mãos e benção do bispo Dom José Roberto Silva Carvalho. Padres, autoridades e familiares do ordenado celebraram com ele esse momento especial. Também estiveram presentes fiéis das paróquias Nossa Sª. Aparecida e São Cristóvão de Brumado, onde o ordenado fez a síntese vocacional, e Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras, comunidade de origem do diácono.

Foto: Pascom Diocesana

O rito

A Celebração seguiu o rito normal até o Evangelho. Após, o seminarista Ronielson se apresentou ao bispo e o Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, reitor do Seminário Maior da Diocese, pediu a Dom Carvalho a ordenação do seminarista, dizendo que é testemunha de que o ordenando é digno de receber o Ministério do Diaconato. Ao pedido, Dom Carvalho consentiu.

Na homilia, Dom Carvalho falou da importância do serviço diaconal para a Igreja e se dirigiu ao seminarista, pedindo ousadia e criatividade evangélicas, sem exageros, no exercício do Ministério Diaconal.

Terminada a reflexão, Dom Carvalho interrogou o ordenando, que, em seguida, com as mãos sobre as do bispo, prometeu obediência. Deitado em frente ao presbitério, meditou a Ladainha de todos os Santos junto com a assembleia. Em seguida, o ordenando se aproximou novamente do Bispo e se ajoelhou diante dele. Dom Carvalho impôs as mãos sobre a cabeça do ordenando e proferiu a prece de ordenação.

Na sequência, Ronielson recebeu a estola e a veste diaconal. Das mãos do bispo, recebeu o livro dos Evangelhos e foi acolhido, já tendo sido ordenado diácono, com um abraço da paz. Também recebeu um abraço dos irmãos do diaconato presentes no presbitério. Ordenado diácono, Ronielson preparou o Altar para Liturgia Eucarística e a celebração seguiu o rito como de costume.

Ao final, o diácono Ronielson recebeu homenagens e fez agradecimentos. Manifestou também sua alegria por esse momento de sua vida vocacional. “Gratidão, compromisso e esperança. Assim palpita meu coração, tal como um bendito, um canto novo, um louvor a Deus Pai, Filho e Espírito Santo pelo dom da minha vida e vocação, com a graça de hoje ter sido ordenado diácono a serviço do Reino de Deus e da Igreja”.

Encerrando a celebração, foi lida a provisão do novo diácono. Ronielson continuará o serviço na Paróquia Nossa Sª. Aparecida e São Cristóvão, em Brumado, agora assistindo aos matrimônios, como também ajudando na formação do Propedêutico.

Retiro do Clero

A Ordenação Diaconal marcou o encerramento do Retiro anual do Clero, que teve início na segunda-feira (4). Ao final da celebração, Dom Carvalho anunciou algumas decisões do Retiro, como a recondução do Mons. Alex Adriano Barbosa para a função de Vigário-geral por mais cinco anos. Pe. Gilvan Rodrigues continuará como reitor e formador do Seminário Maior, em Belo Horizonte, a comunidade de formação Nossa Senhora de Guardalupe. O bispo também apresentou o novo Conselho Prebisteral, eleito durante o Retiro para os próximos cinco anos.