3 de abril de 2018
DIOCESE

Semana Santa pela Diocese de Caetité; confira o que aconteceu

Por PASCOM DIOCESANA

Período mais importante no calendário católico, a Semana Santa começou com o Domingo de Ramos (25) e seguiu até a celebração da Ressurreição, no Domingo de Páscoa (1), com uma programação especial por toda a Diocese de Caetité. A Segunda-feira e a Terça-feira Santas foram dias de confissão e unção dos enfermos em várias paróquias. Teve também celebração penitencial, marcada por momentos de oração e confissão comunitária. Em Palmas de Monte Alto, dezenas de fiéis compareceram à Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens para rezar e se confessar.

Celebração Penitencial na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Malhada de Pedras. Foto: PASCOM

Na Quarta-feira Santa, a tradicional Procissão do Encontro lembrou a dor da Virgem Maria ao ver o seu filho Jesus Cristo carregando a cruz a caminho do calvário. Na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Brumado, a imagem de Nosso Senhor dos Passos saiu da Igreja Santa Tereza, acompanhada de muitos devotos, que, no percurso, meditaram as cinco chagas de Jesus na cruz. Na igreja Matriz, o encontro doloroso com a imagem de Nossa Senhora das Dores e a proclamação do Sermão das Sete Palavras.

Na Quarta e Quinta-feira Santas teve missa pelos enfermos e idosos em muitas paróquias. Em Ibiassucê, Paróquia São Sebastião, os enfermos e idosos receberam a unção, com o óleo sagrado, e uma bênção especial pela saúde.

A missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, deu início ao Tríduo Pascal e foi celebrada de forma solene em toda a diocese.  Nesse dia, Jesus celebrou a Última Ceia com os seus discípulos e instituiu a Eucaristia. Na Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, Dom Carvalho recordou o gesto de Jesus e lavou os pés de doze homens, que representavam os discípulos de Cristo. Em Malhada de Pedras, Paróquia Senhor Bom Jesus, a Pastoral da Catequese realizou a celebração do lava-pés com as crianças, que também apresentaram o gesto de Jesus.

Dia de silêncio e recolhimento, na Sexta-feira Santa não se celebrou a santa missa em nenhum lugar do mundo. Nesse dia aconteceu a Celebração da Paixão e Adoração da Cruz. A dramatização da Paixão de Cristo também foi realizada em várias paróquias. As cenas retrataram os últimos momentos de Jesus antes da crucificação. Em Boquira, Paróquia Nossa Senhora da Abadia, os católicos acompanharam a Procissão do Senhor Morto, um momento de contemplação do sofrimento e da morte de Jesus na cruz.

No sábado Santo, as paróquias celebraram a Vigília Pascal, a mais importante celebração do calendário litúrgico, segundo a Igreja. A liturgia desse dia foi marcada pela benção do fogo e pelo acendimento do Círio Pascal. Em muitos lugares, como na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Igaporã, jovens e adultos receberam o sacramento do batismo e foram acolhidos como novos membros da comunidade.

No Domingo de Páscoa, as paróquias celebraram a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Os jovens celebraram a Ressurreição de Jesus com a Páscoa da Juventude. Em Caetité, o evento contou com o show de Padre Edson e Banda em um trio elétrico, na praça da Catedral. Na Paróquia Santa Rosa de Viterbo, em Guajeru, o encontro foi realizado no ginásio de esportes da cidade e teve música e apresentações. Foi encerrado no fim da tarde com a santa missa. O período da Páscoa segue por durante 50 dias, até a Festa de Pentecostes.