15 de abril de 2020
Notícias

Semana Santa na diocese: celebrações com igrejas vazias e transmissões pela internet

Por Pascom diocesana

Dom Carvalho preside Santa Missa no Domingo de Ramos, na Catedral de Senhora Sant’Ana. Foto: Pascom Catedral

Na Diocese de Caetité assim como em todas as partes do mundo, a Semana Santa foi realizada com restrições devido à pandemia do coronavírus. Com as igrejas vazias, as celebrações tiveram a presença apenas do sacerdote e da equipe litúrgica bem reduzida.

No Domingo de Ramos, não houve a tradicional procissão, mas, para lembrar o dia em que Jesus foi aclamado com ramos de oliveira na chegada à Jerusalém, católicos de várias paróquias da diocese enfeitaram a frente das casas com ramos verdes.

Na quarta-feira Santa, dia em que tradicionalmente se realiza a Procissão do Encontro, as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos foram conduzidas em carro aberto pelas ruas de Lagoa Real, para lembrar o encontro doloroso entre a Virgem Maria e seu filho Jesus a caminho do calvário.

Imagens: Pascom

Na quinta-feira Santa, início do Tríduo Pascal, também não foi realizado o rito litúrgico do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo, ao final da celebração, para outro local previamente organizado como nos anos anteriores.

Na sexta-feira Santa, dia em que não há Santa Missa em nenhum lugar do mundo, as paróquias celebraram a Liturgia da Paixão de Cristo e a Adoração da Cruz sem o tradicional beijo da cruz.

A Vigília Pascal, no sábado Santo, e a Missa da Ressurreição do Senhor, no domingo, também foram celebradas sem a presença de fiéis, mas sem perder a solenidade característica dessas celebrações. No sábado, muita gente acendeu um vela para acompanhar a celebração da Vigília, lembrando a Luz de Cristo Ressuscitado.

Transmissões pela internet

Impossibilitados de irem à igreja, os católicos tiveram que viver a espiritualidade desta Semana Santa pelos meios de comunicação, principalmente pelas redes sociais (facebook e instagram). Por orientação do bispo Dom Carvalho, a Pastoral da Comunicação (Pascom), presente em quase todas as paróquias da diocese, transmitiu por lives ou pelas ondas do rádio todas as celebrações da semana. Uma oportunidade para as nossas comunidades rezarem juntas, mesmo isoladas.

Em Malhada de Pedras, as celebrações da Semana Santa foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia e pela rádio comunitária Nova Esperança FM. Foto: Pascom