26 de maio de 2022
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Em Malhada de Pedras, rodas de conversa discutem saúde mental materna com a Campanha Maio Furta-cor

Por Pascom Malhada de Pedras

Comunidades rurais da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras recebem, neste mês de maio, rodas de conversa sobre a saúde mental materna, tema que encabeça a Campanha Maio Furta-cor. Pelo segundo ano consecutivo realizada no Brasil, a campanha chegou ao município de Malhada de Pedras por iniciativa da psicóloga Andréia Feitosa, especialista em psicologia clínica perinatal e da parentalidade.

Comunidade Cachoeirinha reunida para discutir a saúde mental materna. Foto: Pascom Malhada de Pedras

“Na pandemia, muitas mães adoeceram emocionalmente, cresceu o número de mães ansiosas, com depressão e, até mesmo, que chegaram a cometer suicídio. Diante disso, a campanha, que é democrática, apartidária e sem fins lucrativos, vem ressaltar a importância que se deve ter no cuidado com as mães”, explica Feitosa.

“Ainda existem muitos tabus, muita romantização relacionada à maternidade. Então, tento mostrar, nesses encontros, para as pessoas que nós, mães, podemos passar por algum momento que precisa de cuidado e que isso não é errado. Oriento, também, as mães a procurarem ajuda profissional se elas não se sentirem bem, para tentar manter um equilíbrio emocional e conseguir exercer a função materna”, complementa a psicóloga.

A psicóloga Andréia Feitosa é a representante da Campanha Maio Furta-cor em Malhada de Pedras. Foto: Pascom.

Na comunidade Cachoeirinha, nesta quarta-feira (25), 16 mulheres, a maioria delas mães, participaram da roda de conversa e partilharam a importância de se falar de saúde mental materna. Entre os desafios desse contexto, elas relataram a pressão que as mães sofrem dentro e fora de casa, além da sobrecarga de trabalho. “A sociedade atual nos responsabiliza demais na formação diária da nossa família. Sendo assim, nós, mães, ficamos doentes mentalmente e temos medo de procurar uma ajuda psicológica”, comenta a animadora, Neli Novaes.

A roda de conversa também foi realizada em Capinal Salvador no dia 11 de maio, com a presença não só de mulheres, mas também de homens e de crianças. “As mães sempre deixam de fazer algo para si mesmas, para cuidar dos filhos, do marido. Esquecem-se de que é preciso tirar um tempo para cuidar delas mesmas”, diz a animadora, Lília Alves, que espera poder promover mais momentos como este para a comunidade.

Além das rodas de conversa, Feitosa tem levado a campanha para a rádio da cidade e também já fez palestra sobre o tema para gestantes atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Campanha

O Maio Furta-cor foi criado no ano passado em plena pandemia. Em todo o Brasil, 64 municípios em 18 estados aderiram a campanha, que também está presente em outros dois países. O objetivo dos defensores da saúde mental materna é sensibilizar a população sobre a importância de se debater o tema e buscar incentivo de políticas públicas para as ações desenvolvidas, tornando a campanha conhecida nacional e internacionamente, a exemplo do que já acontece com outras campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Saiba mais sobre a Campanha Maio Furta-cor.

  • Comunidade Cachoeirinha
  • Comunidade Capinal Salvador
  • Gestantes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)
  • Rádio Nova Esperança FM - 87,9