18 de agosto de 2020
DIOCESE

São Tarcísio é celebrado na Diocese de Caetité

Por Pascom Diocesana

A Pastoral Diocesana dos Coroinhas celebrou de 12 a 15 de agosto a festa do padroeiro dos coroinhas e cerimoniários, o mártir São Tarcísio. Na Diocese de Caetité, quase todas as Paróquias já tem a Pastoral dos Coroinhas e em algumas eram realizadas as festividades em louvor ao Santo, mas, diante do cenário epidemiológico imposto pela pandemia da Covid-19, a coordenação diocesana da Pastoral dos Coroinhas achou por bem celebrar São Tarcísio de forma diocesana, com restrições de público, transmitindo as celebrações pela página do Facebook da Pastoral dos Coroinhas e YouTube da Diocese de Caetité.

O tríduo preparatório teve como tema: “Coroinhas, animadores da Igreja Doméstica” e foi celebrado e organizado por um pequeno grupo da Pastoral dos Coroinhas das Paróquias Nossa Senhora do Livramento de Igaporã, Nossa Senhora das Dores de Candiba, São Geraldo Majela de Guanambi e Senhora Sant’Ana de Caetité.

A Missa Solene em louvor a São Tarcísio aconteceu no dia do referido Santo, 15 de agosto, e foi presidida pelo Bispo Dom Carvalho na catedral de Senhora Sant’Ana. Nessa celebração se fez presente além do Bispo, o Mons. Alex Adriano – Vigário Geral, o Pe Paulo Henrique – assessor espiritual dos coroinhas – e a equipe da coordenação diocesana da Pastoral dos Coroinhas.

Dom Carvalho lembrou a coragem e o testemunho de fé de São Tarcísio, que ainda criança, numa época de perseguição da Igreja, se ofereceu para levar a Santa Eucaristia aos cristãos encarcerados que se preparavam para o martírio. Foi quando aconteceu seu apedrejamento e morte. Morreu defendendo a Santa Eucaristia. Dom Carvalho também lembrou sobre o testemunho de fé que cada coroinha precisa dar todos os dias de sua vida. Que o pequeno mártir São Tarcísio rogue a Deus por todos nós.