20 de janeiro de 2016
BOQUIRA – NOSSA SENHORA DA ABADIA

São Sebastião é celebrado na Diocese; confira programação das paróquias

Por Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Comunidades começaram o dia de São Sebastião com alvoradas festivas. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Com espírito missionário, em várias partes da Diocese de Caetité hoje se celebra a festa do mártir São Sebastião. Um dos santos mais populares da Igreja, devotado em várias partes do mundo, encontra aqui no nordeste brasileiro devotos que se espelham no seu exemplo de fé para seguir em frente nas lutas diárias.

Neste sentido, inúmeras paróquias utilizaram no tema e lema de seus festejos o Projeto Diocesano de Evangelização, que busca uma igreja mais missionária e reflete, neste ano, o evangelho de São Lucas; e o jubileu da misericórdia, aberto pelo Papa Francisco.

As cidades de Ibiassucê e Caturama têm São Sebastião como seu padroeiro. Em Brumado, onde o santo é o patrono (co-padroeiro), é feriado. As cidades de Riacho de Santana, Boquira e Igaporã também festejam Sebastião com celebrações com grande participação popular e demonstração de fé e agradecimento dos fiéis.

Confira a programação de algumas cidades para hoje, dia de São Sebastião.

Ibiassucê:
O dia começou com alvorada festiva às 5h. Procissão e missa solene, com a presença das comunidades rurais, acontecem às 17. Após a celebração, às 20h, acontece show com o Trio Ir ao Povo, projeto do Pe. Zezinho.

Igaporã:
Na cidade os festejos de São Sebastião encerra no domingo, dia 24, com procissão às 17h e missa solene logo após. Hoje acontece a quinta noite do novenário, às 19h30, na Igreja Matriz da cidade.

Riacho de Santana:
Às 5h a paróquia realizou sua alvorada festiva e celebra missa solene a noite, logo após procissão que está marcada para começar às 19h30.

Brumado:
Na cidade, o dia de São Sebastião tem vasta programação. Logo ao amanhecer, às 5h30, aconteceu a alvorada festiva, e em seguida houve Adoração ao Santíssimo Sacramento. Está marcado para as 7h um café da manhã compartilhado. Ao meio dia, a paróquia convida as famílias a se reunirem em casa para fazerem a oração do Ângelus.  Procissão solene esta marcada para iniciar às 17h. A celebração da santa Missa acontece em seguida.