13 de dezembro de 2021

Regional NE 3: Nota em solidariedade às famílias pelas chuvas no Sul baiano

Por Regional NE 3/CNBB

“Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’” (Lc 3, 10-11).

Divulgação

-1. Nós, (Arce) bispos das vinte e seis dioceses do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), acompanhamos com preocupação as consequências das fortes chuvas ocorridas intensamente nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia e manifestamos nossa solidariedade às famílias diretamente atingidas pelas enchentes.
-2. Essa calamidade nos preocupa porque ainda estamos enfrentando a PANDEMIA DA COVID 19 que, embora tenha sido controlada com a vacinação, ainda não findou e deixou muitos rastros de empobrecimento e fome. Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio.
-3. Como Pastores, nos dirigimos ao Povo de Deus a nós confiado e a todas as pessoas de boa vontade para realizarmos ações emergenciais de solidariedade em favor das famílias desabrigadas que precisam da nossa ajuda e do apoio da sociedade civil organizada. Às autoridades constituídas, pedimos celeridade no socorro às famílias atingidas
-4. Em defesa da vida e da dignidade humana, em parceria com a Cáritas Brasileira, a CNBB Nordeste 3, no contexto da Campanha é Tempo de Cuidar, conclama as comunidades eclesiais, paróquias, pastorais e todas as forças vivas da Igreja a se unirem num mutirão de solidariedade em favor das famílias desabrigadas pelas chuvas no Sul da Bahia. Imediatamente, quem mora nos territórios das Dioceses de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna poderá entregar suas doações em alimentos ou agasalhos nas igrejas paroquiais. A partir do dia 14/12/2021, será lançada uma campanha nacional de arrecadação financeira e disponibilizada uma conta corrente da CÁRITAS BRASILEIRAS paras as doações.
-5. Que o Menino Deus, tão esperado neste Natal, inspire nossas decisões e ações, sustentando os nossos passos na sua estrada de fraternidade, justiça e misericórdia. Que pela intercessão amorosa de Nossa Senhora da Conceição e de São José, o Senhor nos livre dos males que espalham sofrimento e morte! Firmados na esperança e na caridade, renovemos nosso compromisso com Jesus Cristo e seu Reino! Salvador, 11 de dezembro de 2021

Dom João Santos Cardoso
Presidente do Regional NE3 – CNBB