18 de março de 2023
DIOCESE

Projeto Onda Azul

Pascom Macaúbas

O Projeto Onda Azul foi desencadeado pelo Centro de Estudos Marianos da Bahia – CEM – com abrangência também para o estado de Sergipe que, com a Bahia, compõem a Coordenação das Congregações Marianas do Nordeste I – CORENE I. Trata-se de um projeto sem prazo final previsto, pois pretende-se ir renovando-o com as motivações que forem se apresentando no contexto das Congregações Marianas.

O que é esse projeto? “Ondas leves, mas que avançam, ondas azuis!… Fazer voltar a Onda Azul como nos anos 50: desejo, ideal que necessariamente precisa ser tomado como meta por cada Congregado Mariano, pois são esses que fazem as Congregações, […]São as Congregações Marianas com seus congregados que podem e devem fazer constantes marolas nesse mar azul, provocando ondas cada vez maiores. ‘A Onda Azul’ de volta é a renovação e reflorescimento das Congregações Marianas nas mãos de cada Congregado/a, sob a responsabilidade de cada sodalício mariano.”

As motivações para este projeto vão de efemérides universais até as locais. No cenário mundial, temos os 460 anos do surgimento das Congregações Marianas entre os jovens estudantes do Colégio Romano, sob a direção do Padre João Leunis, SJ (1563). No plano nacional, temos o surgimento da primeira Congregação Mariana do Brasil, no Colégio da Companhia de Jesus, em Salvador no ano de 1584 e os 30 anos da atual Regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil. Em âmbito estadual, temos jubileus em diversas Congregações espalhadas por várias Dioceses, com destaque para os 70 anos da Congregação Mariana de Nossa Senhora Aparecida e São Luís Gonzaga na Paróquia de Caculé, e os 30 anos de reativação da Congregação Mariana do Imaculado Coração de Maria e São José na Paróquia de Macaúbas.

O Projeto se desenvolverá com alguns eventos especiais, mas, sobretudo, com a dinamização do que já é comum em cada sodalício, como as festas de seus Santos Padroeiros ou a comemoração do Dia do Congregado (3º domingo de maio) e a realização do retiro anual. Entre nós, a Federação Diocesana de Caetité já começou a se articular para planejamento de algum(ns) evento(s) diocesano(s).

A frase histórico-profética do Cardeal Dom Leme – o Congregado Número Um do Brasil – continua ecoando e nos motivando: “A Fita Azul salvará o Brasil!