25 de novembro de 2021
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra em Malhada de Pedras

Por Pascom Malhada de Pedras

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Malhada de Pedras, os homens do Movimento Terço dos Homens participaram, nesta quarta-feira (24), de uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde como parte da programação da Campanha Novembro Azul no município.

Foto: Pascom Malhada de Pedras

O secretário de saúde, Cleyderson Caetano, foi quem conduziu o momento. Segundo ele, a doença acomete, principalmente, homens com mais de 60 anos. “Não quer dizer que todo idoso a partir dessa idade desenvolverá a doença, mas a incidência é maior nessa faixa etária”, afirmou. 

No Brasil, o câncer de próstata, de acordo com o secretário, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino, atrás do de pele. Em termos mundiais, é a terceira maior causa de morte da população masculina. “A mortalidade é pequena se o diagnóstico for feito o mais cedo possível. Daí a importância da prevenção, que deve começar bem cedo, por volta dos 40 anos no mínimo. Há quem diga que deve começar aos 35, porque hoje cada vez mais cedo homens tem recebido diagnóstico precoce e, muitas vezes, com complicações”, disse.

A palestra foi ministrada pelo secretário municipal de saúde, Cleyderson Caetano

O secretário também informou aos homens outros fatores de risco, além da idade, que podem contribuir para o aparecimento da doença, entre eles o histórico familiar (pai ou irmão que tiveram ou têm a doença) e a má alimentação. Para prevenir, o secretário elencou algumas medidas, como fazer o exame de toque a partir dos 40 anos, praticar atividades físicas, ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais, manter peso na medida certa, diminuir consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

“O câncer de próstata é uma doença silenciosíssima. Existem homens que só descobrem tardiamente, após dez anos do início da doença, que se desenvolve muito lentamente”, alertou Caetano.  

Antônio Balbino Neto, 71, participou da palestra e estava atento às orientações. “Os homens precisam escutar mais o que ouvimos aqui hoje e digo isso porque passei por essa situação com meu pai, que era um homem teimoso e não fazia os exames que deveria. Quando procurou o médico não havia mais o que fazer”, lamentou. Seu Antônio perdeu o pai aos 76 anos, um ano após o diagnóstico do câncer de próstata. Com o histórico na família, ele e os outros dois irmãos se preocupam com a saúde e fazem os exames de rotina todo ano.

O coordenador do Movimento Terço dos Homens, Djalma Coutinho, agradeceu a Secretaria de Saúde pela iniciativa e disse que o momento foi rico de informações para a saúde masculina. “Somos muitas vezes desinformados e pouco preocupados com a nossa saúde. Espero que saíamos daqui conscientes e procuremos nos cuidar mais”, encerrou.