O mês de abril foi repleto de atividades para a Pastoral da Juventude (PJ). Logo no inÃcio do mês, dia 01, aconteceu o Encontro de Formação de Coordenadores da PJ (ENFOC), em nÃvel diocesano no Centro de Treinamento de LÃderes (CTL), em Caetité. Estiveram presentes jovens do grupo de base de diversas paróquias da diocese. O intuito do evento foi fortalecer a identidade da pastoral e, ao mesmo tempo, orientar sobre como melhor conduzir as reuniões dos grupos.
De 21 a 23 de abril foi realizado o Curso de Formação de Assessores da PJ (CUFA), na cidade de Feira de Santana (BA), organizado pela coordenação da PJ a nÃvel de Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe. O evento foi fundamental para fortalecimento da assessoria, visando o acompanhamento dos grupos de base. O jovem Tácio Novais, da paróquia de Brumado, representou a diocese.
No final do mês, entre os dias 28 a 30 de abril, foi a vez do Curso de Dinâmicas para LÃderes (CDL), realizado em Vitoria da Conquista e organizado pela Região Pastoral 4 da PJ, que contou com a participação das (arqui)dioceses de Vitoria da Conquista, Jequié e Caetité. Nesse evento estiveram representando a PJ da diocese as jovens Clébia Dias, Allane Silva e PatrÃcia Fernandes. O evento teve o objetivo de atualizar as dinâmicas utilizadas nos grupos de jovens.
Além das atividades próprias, a Pastoral também participou de outras atividades na diocese: Páscoa da Juventude, dia 16, realizada pela Paróquia de Caetité, que contou com a presença de jovens de várias paróquias da Diocese; O Camping Jovem Diocesano, em sua 2ª Edição, de 21 a 23, no Centro Comunitário Betânia em Guanambi, organizado pelo Setor Juventude Diocesano; E da Escola de Formação de Juventude da Cáritas Diocesana, de 28 a 30, no CTL em Caetité, que contou com a presença de diversas organizações de juventude. A Escola de Formação de Juventude da Cáritas Diocesana ainda terá outras etapas.
Além das atividades, no último mês de abril as paróquias adquiriram o livro “Bora Falar de Pastoral da Juventude?”, lançado esse ano na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude – ANPJ, em Crato no Ceará, que é um excelente material de estudo para ser desenvolvido através de rodas de conversas (reuniões) nos grupos de base.
A coordenação da Pastoral da Juventude Diocesana tem buscado manter a evangelização da juventude através de formação e fortalecimento da missão fé e vida.