Escola Bíblico-Catequética

Vice Coordenadora
Valdirene Jardim

Breve Histórico

A Diocese de Caetité tem demonstrado de diversas formas, ao longo de sua história, o seu constante cuidado por todos os leigos e leigas que integram essa porção do Povo de Deus. Uma das faces desse zelo apostólico, se refletiu na percepção de que esses leigos precisavam de uma formação teológica e sistemática, para melhor compreender o mistério da fé e expandir a evangelização por meio de suas atividades pastorais.

Assim, nascia, em 2001, a Escola de Teologia Pastoral para Leigos (ETEL) da Diocese de Caetité. Seu projeto buscou inspiração na carta encíclica, Fides et Ratio, do Papa São João Paulo II, publicada três anos antes – “A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.”

A concepção da Escola, também, teve como referência o Curso de Verão, oferecida pelo, então padre, Dom Armando Bucciol. Ao longo dos anos, várias pessoas contribuíram nesse projeto. Alguns dos primeiros professores foram o Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, a Ir. Lídia Agnaga, o Mons. Alex Adriano Rocha Barbosa, a Ir. Analisa, o Pe. Roberto, o Pe. Francisco Cirqueira, o Pe. Waldech Brito Gondim e o Pe. Fábio Eduardo.

Atualmente, a antiga Escola de Teologia para Leigos foi reformulada e agora é conhecida como Escola Bíblico Catequética. A Escola Bíblico Catequética almejama proporcionar aos discípulos missionários uma real articulação entre fé e vida, integrando cinco aspectos fundamentais: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão. Para tanto, a formação deve integrar a vivência comunitária, a participação em celebrações e encontros, a interação com os meios de comunicação, a inserção nas diferentes atividades pastorais e espaços de capacitação, movimentos e associações.

Sabemos que a formação dos leigos se torna mais efetiva e frutuosa quando integrada em um projeto orgânico de formação, que contemple a formação básica de todos os membros da comunidade e a formação específica e especializada, sobretudo para aqueles que atuam na sociedade, onde se apresenta o desafio de dar testemunho de Cristo e dos valores do Reino. É essa metodologia vivencial que guiará nosso novo projeto.

O curso tem a duração de quatro anos e carga horária de 620h e conta, desde sua criação, com uma valorosa parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII, através do seu Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e sob a coordenação da professora Joseni Meira e colaboração da professora Adriana Pimentel. Essa cooperação compreende, além da certificação acadêmica do curso, o empréstimo de docentes que contribuem com as questões metodológicas do curso, dando a ele um caráter científico.

Ao longo desses 20 anos, a Escola de Teologia para Leigos/Escola Bíblico Catequética se alegra por ter ajudado, não só na construção do conhecimento bíblico-teológico de seus alunos, mas, principalmente, por auxiliar a despertar nos leigos e leigas de nossa Diocese a sua vocação de testemunhar o Evangelho na Igreja e no mundo.