Dimensão Missionária

Qual é a missão da Igreja?

A missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo, o Ressuscitado, em continuidade com o seu anúncio; A missão foi entregue a Igreja: “O senhor designou outros 72 e os enviou, dois a dois, à sua frente, a toda a cidade e lugares onde ele mesmo devia ir” (Lc 1,2). “Ide por todos o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura”. Vaticano II: como é próprio das aves voarem, é próprio da Igreja ser missionária; a missão é de todo o Povo de Deus; somos discípulos missionários do Senhor (DAp): Missionário, seja discípulo; Discípulo, seja missionário: pressupõe um encontro; todos que se encontraram, anunciaram. Conversão; Se isso não acontecer, levamos a nós mesmo: proselitismo, propaganda, um negócio, um projeto empresarial ou uma organização humanitária; a formação é por atração, a partir do encontro pessoal com Jesus.

Discípulo Missionário

O que ele faz? Anuncia o amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, e partilha a alegria que se experimenta na conversão e na vida nova; a Igreja é a Comunidade dos discípulos missionários; nessas comunidades devem emanar a vida fraterna, razão de sua esperança: o que atesta que essa vida é fraterna? Obras de misericórdia, solidariedade com os sofredores, colaboração na construção de uma sociedade mais justa e pacífica (DGAE 25); A Igreja em Saída;

Desafios para a missão

O cenário atua é ambíguo: luzes e sombras; Emancipação do sujeito, pluralidade, avanço de novas tecnologias que permitem o melhor cuidado; globalização, relativismo, secularização, liquidez, indiferença, violência; fake News; desafio: como transmitir a fé numa cultura em constante transformação?

Desafios pastorais

Piedade desencarnada; Pastoral de conservação; compreensão limitada da missão; fragilidade no âmbito social da atuação missionária; espiritualidade individualistas e desencarnada, sem comprometimento com os pobres; comodismo, medo de mudança e de novidade; preconceitos, fortalecimento da vaidade; falta de trabalho articulado e em conjunto; falta de diálogo; fragilidade na participação do clero; clericalismo; falta de formação permanente; falta de visibilidade;

Oportunidade

Diferentes espaços sociais que oportunizam vivenciar a missão; novas formas de organização sociais; meios de comunicação social e novas tecnologias; acesso cada vez mais a formação e iniciação, favorecendo os processos de diálogo e contínua capacitação.