Cáritas Diocesana




A Cáritas na Diocese de Caetité foi fundada oficialmente em 13 de agosto de 2016. É entidade jurídica, tem estatuto e CNPJ, sem fins lucrativos. Criada para articular as ações e pastorais sociais da Diocese, a Cáritas tem rosto plural, com as marcas de todas as suas entidades membros.

Antes mesmo da criação da entidade, Dom Antônio Alberto, bispo na época, tornou a Diocese entidade membro da Cáritas Brasileira. Foi baseado numa fala dele referente à situação de fome e sede na região de Caetité que se iniciou dentro da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 a discussão sobre Economia Popular Solidária.

As Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e várias entidades executoras de tecnologias sociais atuantes na Diocese já trabalhavam em parceria com a Cáritas Regional Nordeste 3 e essa manteve escritório de execução de projetos nesta Igreja Particular. A criação da Cáritas Diocesana foi discutida no Conselho Pastoral Diocesano em 2012, sendo assinado acordo entre Dom Ricardo, então Bispo Diocesano e a Secretária Regional da Cáritas.

Foram dados passos, nos anos seguintes, culminando com sua criação definitiva em 13 de agosto de 2016, com realização de Assembleia composta por membros de 20 entidades e representantes de Paróquias, durante a qual se aprovou o estatuto social e elegeu os membros do Conselho Diretor e Fiscal.

Comprometida com o assessoramento, planejamento coletivo e acompanhamento da execução das atividades contidas no Planejamento Estratégico Trienal (PET) e Plano Operacional Anual (POA), aprovados em assembleia, a Cáritas assume a missão de ser ponto de unidade e comunhão na luta em busca de um projeto popular de sociedade democrática como parte da missão evangelizadora da Igreja e se coloca a serviço mobilizando comunidades, pessoas e recursos, tendo que cuidar do amadurecimento necessário dos mecanismos de participação social sem perder no corporativismo assistencialista.

Assim, reafirma sua missão marcada pela Pastoralidade: caráter pastoral do trabalho articulado com um modo de ser Igreja a serviço do Reino de Deus. É duplo o horizonte da Cáritas Diocesana de Caetité: articular em rede as Pastorais Sociais e realizar o que é próprio da Cáritas Brasileira.