8 de julho de 2023
DIOCESE

Pascom Diocesana promove encontro com presença expressiva de paróquias

Por Pascom Diocesana

Mais de 60 agentes da Pascom de 25 paróquias da Diocese de Caetité e da Área Pastoral São Francisco de Guanambi participaram, neste sábado (8), do Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité.

Foto: Kayki Batista / Pascom Diocesana

A formação teve como pauta a mensagem do Papa Francisco para o 57° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que teve como tema “Falar com o coração – testemunhando a verdade no amor”. Os pasconeiros também participaram de oficinas sobre transmissão das Missas e de outros eventos da paróquia pelo sistema OBS, produção de vídeo e de card para as redes sociais.

Para o coordenador diocesano da Pascom, Anderson Ferreira, o encontro foi bastante participativo. “Foi muito produtivo e tivemos um recorde de presenças. Pra nós um momento de muita alegria e de muito conhecimento que levaremos para as nossas paróquias, afim de fortalecer o nosso trabalho pastoral e contribuir ainda mais para a ação evangelizadora da Igreja”, destacou.

O assessor espiritual da Pascom Diocesana, padre Paulo Henrique Neves de Souza, também ressaltou a expressiva participação dos agentes e destacou a importância que essa pastoral tem conquistado na Igreja. “Ao final deste encontro, estou com o coração radiante de felicidade, porque pela primeira vez nós conseguimos fazer um encontro com uma participação muito grande. A gente viu que, sobretudo, após a pandemia, a Pascom ganhou relevância e, hoje, não tem como ser diferente, a gente precisa usar dos meios de comunicação para evangelizar”, afirmou.

O bispo Dom Carvalho, de passagem pelo encontro, dirigiu-se aos comunicadores, ressaltando as palavras do Papa Francisco, que nos pede para falar com o coração. “Devemos compreender que a Pastoral da Comunicação na Igreja não é uma questão só de tecnologia, que é muito importante, mas é também uma questão de evangelização e a gente evangeliza, sobretudo, com o coração, o coração de quem acolheu Jesus profundamente na sua vida”, disse o bispo, que também falou da importância da espiritualidade na vida do pasconeiro durante a prática pastoral. “Não é só transmitir a Missa, mas deixar que a celebração adentre o seu interior, alimentando-se da fé para poder evangelizar”, concluiu.

A agente da Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Caculé, Cris Teixeira, esteve no encontro e gostou do que viu. “Foi uma benção o que vivemos aqui, de muito aprendizado e o tema nos fala daquilo que precisamos levar para o dia a dia de nossas paróquias, comunicar a verdade em tudo que fazemos”, disse.

Ao final do encontro, foram escolhidos os novos coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) da Pascom na diocese.