20 de abril de 2023
DIOCESE

Pascom Diocesana promove 2ª formação online para agentes

Por Léia Araújo / Pascom Diocesana

Nesta quarta-feira (19), aconteceu o 2º encontro de formação promovido pela Pastoral da Comunicação Diocesana deste ano. A formação, que ocorreu de forma online pela plataforma Google Meet, teve como convidado o publicitário, Marcelo Godoy, da Arquidiocese de Campinas (SP), criador do site Bendita Pascom e membro do GT de Produção da Pascom Brasil. Godoy falou sobre o tema “Gestão de redes sociais paroquiais”.

O encontro teve início com a acolhida feita pelo coordenador diocesano, Anderson Ferreira, a todos os pasconeiros da Diocese de Caetité e também de outras dioceses que participaram da formação. Em seguida, foi feita a oração inicial conduzida por Igor Samuel, membro do GT Espiritualidade.

Na sua fala inicial, Godoy manifestou alegria em servir na Pastoral da Comunicação e destacou a importância da Pascom dentro da Igreja, sendo a responsável por mostrar os trabalhos realizados pelas outras pastorais e movimentos, considerada assim, a pastoral do serviço, pois sua finalidade não se encerra nas suas próprias atividades, mas ganha sentido quando contribui com as demais pastorais e os organismos da Igreja, a fim de dar visibilidade às ações evangelizadoras. “A Pascom não é uma pastoral isolada, mas a pastoral das pastorais”, disse.

Segundo Godoy, é importante a Pascom conhecer bem a paróquia onde atua, as pastorais, os movimentos, os grupos que a compõem e, principalmente, conhecer o padre e “sempre manter as ideias alinhadas com ele”. No decorrer de sua explanação, o publicitário trouxe três pontos denominado por ele de “3 i’S”: interação, informação e inspiração. Assim, a comunicação paroquial tem que provocar o envolvimento das pessoas com o que é divulgado; o conteúdo divulgado tem que informar os paroquianos sobre o que está acontecendo na paróquia e buscar inspirar sempre a vida das pessoas. Marcelo apresentou, de maneira dinâmica, o potencial das redes sociais para a evangelização e deu dicas de como bem utilizar as ferramentas. Foi uma oportunidade de auxiliar os membros a gerir melhor as redes utilizadas nas paróquias.

Para André Frota, membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Caetité, “o encontro permitiu corrigir nossos erros, abrir as nossas ideias. Acrescentou sugestões para melhorar ainda mais a nossa comunicação e nossa evangelização”.

O encontro contou com a participação de pasconeiros de 20 paróquias da Diocese de Caetité, como também de outras dioceses, como a de Penedo, em Alagoas, e de membros da Renovação Carismática Católica Diocesana.