1 de junho de 2018
DIOCESE

Paróquias da diocese iniciam festejos a Santo Antônio

Por PASCOM DIOCESANA

Um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio é o padroeiro de seis das 38 paróquias da Diocese de Caetité. No calendário católico, o dia 13 de junho é dedicado ao santo. Em algumas dessas paróquias, a festa em louvor a Santo Antônio já começou. Em Guanambi, às 5h da manhã desta sexta-feira (1º) teve alvorada, seguida de Missa na igreja Matriz. À noite tem levantamento do mastro e a primeira celebração da Trezena, presidida pelo bispo de Livramento de Nossa Senhora, Dom Armando Bucciol. A festa tem como tema “Paróquia, casa de iniciação à vida cristã”.

Início dos festejos a Santo Antônio em Urandi. Foto: PASCOM/Urandi

Em Urandi, o dia também começou animado. Ainda estava escuro quando muitos fiéis saíram em carreata pelas ruas da cidade anunciando o início dos festejos. Também teve café partilhado e o levantamento da bandeira de Santo Antônio, em sinal de devoção e alegria. Este ano, no aniversário de 100 anos do município, a comunidade católica de Urandi vai refletir sobre o tema “Com Santo Antônio, celebramos a iniciação à vida cristã agradecendo pelo centenário de Urandi”. As duas paróquias (Guanambi e Urandi) vão trabalhar, durante o trezenário, o Documento 107 da CNBB.

A paróquia de Caraíbas também está em festa. “Santo Antônio, ajudai-nos a superar a violência e sermos promotores da paz” é o tema do trezenário. O festejo vai envolver as comunidades e pastorais da paróquia durante os 13 dias de festa.

Na diocese, Santo Antônio também é o padroeiro das paróquias de Maetinga, Condeúba e Sebastião Laranjeiras.