28 de julho de 2021
CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité celebra festa de sua excelsa padroeira

Por Nilzabete Oliveira/Pascom Catedral

Animados pela fé e inspirados pelo Espírito Santo, a Paróquia Senhora Sant’Ana, de Caetité, celebrou solenemente, nesta segunda-feira (26), às 10:00, na igreja sede, a festa em louvor a Senhora Sant’Ana, Padroeira da Catedral, do Município e da Diocese. Todos os anos, a Mãe da Mãe de Jesus é exaltada em grandiosa festa, e com expressiva participação de fiéis. Este ano, a festa aconteceu com algumas restrições, tendo em vista, que a pandemia da covid-19 ainda não acabou. Assim, os devotos de Sant’Ana, em sua grande maioria, acompanharam o novenário e a grande festa, de suas residências, “igreja doméstica” por meio das redes sociais da Paróquia (Facebook e youtube) e da Rádio 100,7 FM Educadora Santana de Caetité. Embora, em cada noite do novenário, tenha refletido um tópico especial, o tema central, escolhido para iluminar o festejo foi “Igreja: Comunidade e Missão” e o lema “Vinde, vede e anunciai: ‘Ele está no meio de nós. ’” (Jo 1,38), em comunhão com a Diocese, que tem indicado as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), o Documento 109 da CNBB, enquanto inspiração para aprofundamentos e reflexões no decorrer do ano.

Foto: Pascom Catedral

A liturgia foi celebrada por Dom José Roberto Carvalho, e concelebrada por Monsenhor Alex (Pároco da Catedral), Monsenhor Ademar, padres Sandro Alves, Lázaro, Eutrópio, Paulo Henrique, Edson e padre Danilo. Houve procissão de entrada, saudação inicial por Dom Carvalho, sequência litúrgica habitual, proclamação da 1ª. Leitura do livro do Eclesiástico, 1, 10-15, do Salmo responsorial 31/32, da 2ª. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos, e proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus 13, 16-17, por padre Lázaro. Em seguida, Dom Carvalho fez uma saudação especial ao pequeno número dos padres presentes, às irmãs religiosas, aos seminaristas, ao povo de Deus presente e aos que acompanharam pelas redes.

Em reflexão, Dom Carvalho fez um breve histórico sobre as circunstâncias da fundação da Diocese de Caetité. Disse ser essa uma das três primeiras Dioceses, desmembrada da sede primaz do País. Falou ainda sobre ser uma alegria muito grande, para todo o corpo Diocesano festejar Sant’Ana e São Joaquim, pela representatividade do casal, dentro do projeto de Deus, para a Diocese, e para a vida de todo cristão, que deseja seguir o exemplo de virtude, de ambos. Os Santos são modelo de fé, de vida de oração e entrega a Deus. O que refletia em suas práticas cotidianas, sobre a prontidão para servir, a generosidade na partilha e doação, e de suportarem com paciência, as humilhações. Relatou fatos de vida do casal, que embora sem comprovação, são históricos, contados a partir da tradição cristã, e que servem enquanto exemplos de vida virtuosa familiar, em comunidade e missão. Após reflexão, a celebração seguiu o rito habitual, e a ladainha de todos os santos.

Em seguida, Monsenhor Alex fez um longo e especial agradecimento, a todos os representantes presentes e aos que acompanharam pelas redes sociais. Todos, que de forma direta ou indiretamente, contribuíram de diversas formas, em colaborações, partilhas,  envolvimentos e sintonias, para que a festa de nossa Padroeira acontecesse. Sinalizou sobre a importância da continuidade dessa harmonia, da fé, esperança e da caridade em comum.  Na sequência, Dom Carvalho lembrou e agradeceu a generosidade, a manifestação de carinho e a participação de muitas pessoas, que de diversas cidades, Estados e Países, acompanharam todo o festejo. A festa litúrgica de Sant’Ana, esse ano, foi concluída com a saudação a Santa, bênção solene, e com os tradicionais hino e brados de vivas à nossa Excelsa Padroeira, Senhora Sant’Ana, de Caetité.