28 de julho de 2019
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Paróquia NSA e São Cristóvão, em Brumado, celebra seu copadroeiro

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

Fotos: Zilmar Santana

25 de julho é uma data tradicionalmente conhecida pelo fato da igreja católica fazer memória de São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas. Por isso, esse dia foi marcado pelo louvor ao copadroeiro da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão.

As comemorações começaram desde às 6h com a alvorada festiva, seguindo às 12h com a oração do Ângelus. Às 18h30 a procissão saiu da Vila Presidente Vargas, com a benção dos veículos, na Avenida Centenário, pelo padre Sandro Alves Teixeira Lima e logo após, a Santa Missa na Praça da Igreja Matriz.

A celebração contou com a forte presença dos leigos (as) e do pároco, Sandro, do vigário do vicariato  Rainha da Paz, Cleonídio Alves, do primeiro pároco da então paróquia, o padre Jordano Viana e do sacerdote Francisco Cerqueira, natural de Itabuna, e que atuou alguns anos na Diocese de Caetité.

O pároco deu as boas-vindas a todo o clero e, em seguida, o padre Francisco, iniciou a Santa Missa rendendo graças a Deus pelo exemplo de vida de São Cristóvão. Em sua homilia, recordou as leituras proclamadas e os temas refletidos no novenário de acordo com o ano vocacional diocesano e enfatizou a importância de bem celebrar a nossa vida em Deus movidos por essas temáticas.

O sacerdote itabunense citou: “Primeiro somos chamados a ser pessoas, a ser gente. E, como gente, ser filhos e filhas de Deus vivendo uma vida de comunidade, iluminados pela sagrada escritura. E é na sagrada escritura que nós encontramos também uma vocação comum para todos nós quando o Senhor nos fala: sede santos porque eu, o Senhor, teu Deus, sou santo”.

Tendo como enfoque a vocação, salientou que o Senhor nos chama pelo nome e todos somos convidados à santidade, assim como São Cristóvão e outros santos e santas conhecidos. E finalizou dizendo: “Que nós possamos fazer o nosso encontro verdadeiro com Cristo, que nós possamos transportar Cristo para o nosso irmão, para nossa irmã”.

Por fim, o padre Sandro agradeceu a participação dos leigos (as) e padres no novenário e festa do copadroeiro. E, com bastante alegria, toda a comunidade cristã reunida rendeu graças a Deus pela passagem de aniversário e testemunho de vida do sacerdote convidado, Francisco, e pelo momento de culminância do festejo em louvor a São Cristóvão.