27 de maio de 2024
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Comunidade Santa Rita de Cássia Celebra Sua Padroeira

Cledemicia Leite | Pascom Brumado

Durante o período de 13 a 22 de maio do corrente ano, celebramos a festa em honra à nossa Padroeira, Santa Rita de Cássia, em nossa comunidade que também leva o mesmo nome. Em comunhão com a Comunidade Paroquial refletimos o tema: “Pérola de Cássia, é no exercício da oração que melhor correspondemos aos anseios do Senhor Jesus”.

Foto: Pascom Brumado

Foram noites de celebrações intensas, orantes e evangelizadoras, destacamos ainda, que no dia 16/05, tivemos a celebração da Primeira Eucaristia com catequisandos das Comunidades Santa Rita e São José, presidida pelo Pároco, Pe. Marcus Vinícius e, no dia 20/05, fomos agraciados com a belíssima celebração Eucarística pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, Pe. Alessandro Alves, que em sua homilia refletiu sobre o machismo presente nos tempos bíblicos, bem como ainda frequente nos dias atuais.
Após as celebrações tivemos barraquinhas com guloseimas, apresentações com artistas da terra e muita animação.
No dia 22 de maio, dia especial, celebramos o dia de Santa Rita de Cássia, relembrando toda a vida da juíza de Paz, exímia esposa, exemplar de mães, viúva e religiosa. Nesse dia, aconteceu a Santa Missa, celebrada pelo Pároco, Marcus Vinícius e concelebrada pelo Pe. Ícaro Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio.
A participação de muitos devotos da Juíza da paz, comunidades, pastorais, movimentos e convidados celebraram exultantes com toda a Igreja, a festa da Comunidade Santa Rita de Cássia. Tivemos o stand da UNOPAR com os estudantes de enfermagem, onde houve aferição de Pressão e teste de glicemia.
As barraquinhas com comidas típicas, barraquinha da Futrica, rifas diárias, etc. Os recursos arrecadados serão em prol da comunidade.
No dia, 22 de maio, dia especial dedicado à padroeira da comunidade, as atividades se iniciaram às 6h da manhã, com Alvorada Festiva, ao meio dia, a oração do ângelus em família e às 19h30, celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Marcus Vinícius e em seguida uma breve procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santa Rita de Cássia.
Em sua homilia, o padre recordou a história de Santa Rita, “Santa Rita nasceu em 1381 (mil trezentos e oitenta e um), em Rocaporena, e morreu em 1457 (mil quatrocentos e cinquenta e sete), em Cássia, cidades da Itália. Filha única de Antônio Mancini e Amata Ferri, foi batizada em Cássia, com o nome de Margarida. Aos 15 anos Rita casou-se a contragosto com o jovem Paulo Fernando. Após ficar viúva, Rita entrou para o convento das agostinianas, onde por quarenta anos viveu imersa em oração e penitência. Nos últimos quinze anos de sua vida, trouxe em sua fronte o estigma de Cristo, o que a associou intimamente aos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Santa Rita sempre foi conhecida por seus devotos como a Santa das causas impossíveis, a advogada dos casos graves e desesperados, o refúgio na última hora, a consoladora dos aflitos.
E, continuando, fez um paralelo com a atualidade, aconselhando a todos a repensarem suas atitudes e comportamentos e a aprenderem com a resiliência de Santa Rita, continuarem em oração, não perderem o controle de suas vidas diante das adversidades, mas terem coragem e fé para viverem com dignidade.
A celebração seguiu seu roteiro litúrgico e, ao final, a comunidade agradeceu a assembleia presente, aos celebrantes de cada noite, aos colaboradores, aos que doaram serviço e produtos para as barracas, aos artistas da terra, aos grupos de música de cada noite, enfim, a todos que participaram e colaboraram de forma direta ou indireta para a realização da grande festa em honra e louvor a Santa Rita de Cássia.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!