16 de outubro de 2022
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado, celebra sua padroeira

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

De 03 a 12 de outubro de 2022, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado, celebrou o novenário e festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e da Paróquia. Durante esses dias, foi discutido o tema central: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária!”.

No primeiro dia, 03/10, às 19h30, houve a abertura com a celebração eucarística presidida pelo bispo Dom João Santos Cardoso, de Bom Jesus da Lapa-BA, e concelebrada pelo pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima. E, no decorrer das noites, Dom Armando BucciolL, de Livramento de Nossa Senhora-BA e Dom José Roberto Silva Carvalho, de Caetité-BA, também presidiram. Além deles, os presbíteros Pe. José Nilton Silva Pessoa, Pe. Cleonidio Alves da Silva (Brumado-BA) e Pe. Paulo Ferreira da Silva (Aracatu/Caraíbas-BA) e Monsenhor Adhemar Cardoso estiveram presentes e os ministros convidados: Diácono Dione Magalhães da Cruz (Iuiu-BA) e Diácono Ronielson Souza Silva (Brumado-BA).

Todas as noites haviam as tradicionais barraquinhas com muitas guloseimas e apresentações com músicas religiosas, momento chamado de “Noite das famílias com a mãe Aparecida”, na praça da igreja matriz. Já no dia 12/10, em que se recorda a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, houve a seguinte programação: às 06h – Alvorada festiva – Oração da manhã e café partilhado; às 08h – missa com as crianças seguida de procissão; às 12h – oração do ângelus; às 17h – Procissão, saindo da Igreja Matriz da Paróquia Bom Jesus. Logo após, celebração eucarística, presidida pelo pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão.A liturgia do dia foi: Primeira Leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3), Responsório Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a), Segunda Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a) e Anúncio do Evangelho (Jo 2,1-11).

Após a última proclamação, na homilia, o sacerdote, de início, acolheu a todos os presentes na praça da igreja matriz. Depois, recordou que nós nos reunimos nesse momento porque temos sede do céu e com esse intuito Maria é uma figura importante, pois nos ensina o caminho para o seguimento a Jesus. Ainda lembrou da comunhão com o Papa Francisco e todos os bispos do Brasil com a temática da Sinodalidade com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” e concluiu com o pedido para sermos promotores da paz. Após a homilia, a celebração seguiu o roteiro litúrgico e ao término, houve a leitura da mensagem de agradecimento, feita por uma paroquiana, depois a consagração a Nossa Senhora, hino em louvor à Maria e bênção final.