21 de maio de 2019

Paróquia de Palmas de Monte Alto celebra 179 anos de criação

Por Gilmar Santana da Silva/Pascom PMA

Fotos: Sílvia Gomes e Willian Silva

Neste domingo (19), a Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens de Palmas de Monte Alto celebrou 179 anos de evangelização nas terras do sertão. A programação de aniversário teve início pela manhã com a caminhada da Paz, saindo da praça da Bandeira em direção à igreja Matriz, onde aconteceu a primeira missa do dia, presidida pelo pároco padre José Maria da Silva, SM. À noite a segunda missa na igreja do Divino Espírito Santo foi presidida pelo vigário, o padre Alfredo Rosener, SM.

Em 19 de maio de 1840, pela lei provincial nº 124, a Capela de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens que pertencia a Freguesia de Santo António do Urubu, hoje cidade de Paratinga, foi elevada à dignidade de Freguesia de Nossa Senhora de Monte Alto.

Nessa mesma data, Palmas de Monte Alto foi desmembrada das terras de Macaúbas com topônimo de Monte Alto. Mais tarde foi acrescentada a palavra Palmas para diferenciar de Monte Alto do Estado de São Paulo. A paróquia é referência na história do nosso município, uma vez que o fundador da cidade, Francisco Pereira de Barros (Pereirinha), iniciou a sua história com a edificação da Capela e a chegada das imagens de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens e do Cristo (Senhor Morto).

Ao longo de tantos anos, a paróquia vem realizando as suas manifestações de fé do seu povo através principalmente das celebrações da Palavra e da Eucaristia. Ressaltando a festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe de Deus dos Homens e a Festa de Pentecostes (Divino).

O padre João Barbosa Dantas no ano de 1743, padre de Santo Antônio do Urubu, celebrou a missa de inauguração da Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no dia 20 de julho de 1743. Outros padres estiveram ou passaram por aqui até o ano de 1903, porém são desconhecidos os nomes porque não há registros. Os registros que existem são de a partir de 1904 . Em 1997 chega aqui o primeiro padre Marista, padre Miguel, seguido por padre Alfredo Rosener (vigário paroquial), padre Roberto, atualmente superior da Congregação dos Padres Maristas, padre Gino, padre Nilson, padre Patrick Patrick O’Neil, padre José Maria da Silva (pároco), padre Eduardo, padre Arnaldo Josias, padre Luiz e o padre Lauro Ferreira. Hoje a cidade de Palmas de Monte Alto é a sede dos padres Maristas formada por três paróquias Palmas de Monte Alto, Iuiú e Malhada.

Fonte: Maria Gerolina Badaró (Gegê)