1 de maio de 2019

Paróquia de Malhada de Pedras promove 1º Encontro Paroquial da Pascom

Por PASCOM/Malhada de Pedras

Encontro foi realizado no último domingo, em Malhada de Pedras

“A comunicação a serviço da Igreja” foi tema do 1º Encontro Paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom), realizado na manhã deste domingo (28), em Malhada de Pedras. Representantes de pastorais, movimentos e comunidades, além dos agentes da Pascom, participaram do encontro, que contou também com a presença do padre Paulo Henrique Neves de Souza, assessor espiritual da Pascom Diocesana, e da jornalista Natália Silva, redatora-chefe do Jornal do Sudoeste. A coordenação da Pascom da paróquia de Guajeru também esteve presente.

O padre Paulo Henrique falou da importância de se trabalhar a comunicação no âmbito religioso. Explicou como é a atuação dessa pastoral que tem como base o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 da CNBB. O assessor da Pascom disse, ainda, que a pastoral não deve se limitar à atividade de fazer fotos e coberturas de eventos da paróquia, mas é preciso realizar momentos de formação para os agentes e trabalhar a espiritualidade do comunicador católico.

A jornalista Natália Silva deu orientações de como construir um texto jornalístico e quais elementos são necessários nesse processo. Ela também falou sobre fotografia e deu dicas de como fazer boas fotos utilizando o próprio celular.

O coordenador paroquial da Pascom, Anderson Ferreira, apresentou sugestões de atividades para ampliar o trabalho da pastoral na paróquia e repassou orientações da Igreja sobre fotografia e rádio. Ao final, foi escolhida uma coordenação para a pastoral.