15 de julho de 2020

Paróquia de Malhada de Pedras adia Festa do Padroeiro por causa da pandemia

Por Pascom Diocesana

Procissão com a imagem do padroeiro é parte da programação da festa. Foto/arquivo: Pascom Malhada de Pedras

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras transferiu para outubro a Festa do Padroeiro da cidade, que aconteceria entre os dias 28 de julho a 6 de agosto. A mudança na data dos festejos deve-se a pandemia do novo coronavírus, que impede, até o momento, a realização de celebrações com a presença de fiéis. Desde março, na cidade, as missas dominicais acontecem com a presença apenas da equipe litúrgica, seguindo orientações do bispo diocesano. As celebrações são transmitidas pela internet e pelo rádio.

Pároco de Malhada de Pedras, o padre Afonso de Lima lamentou a mudança. “Infelizmente, não será possível realizar a festa agora por causa do número de casos que vem aumentando em cidades da diocese. Então, não tem como fazer nada presencial. Por isso, vamos deixar para outubro e celebrar o nosso padroeiro junto com a Festa de Nossa Senhora Aparecida”, explicou o padre, que chegou recentemente de São Paulo e está em quarentena até o dia 19 de julho. “Esperamos que até lá possamos realizar a festa com a presença do nosso povo. Rezemos para que isso aconteça”, pediu.

Este ano, a paróquia vai celebrar 75 anos de devoção ao Senhor Bom Jesus. Essa história de fé começou no ano de 1945, quando Malhada de Pedras ainda não era um município. A primeira capela de devoção ao padroeiro foi construída cinco anos depois pelos próprios moradores. Com a construção, foi adquirida a primeira imagem do Senhor Bom Jesus.

A COVID-19

Por enquanto, o município de Malhada de Pedras registrou dois casos do novo coronavírus, com uma morte. Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta terça-feira (14), no momento, não há nenhum caso ativo na cidade. Os casos suspeitos somam 39 e 24 pessoas estão em monitoramento.