20 de agosto de 2021
IGAPORÃ – NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Paróquia de Igaporã caminha para o ápice do Jubileu de 150 anos da igreja Matriz

Por Pascom Igaporã

Desde o dia 8 de setembro de 2020, a paróquia Nossa Senhora do Livramento de Igaporã está em festa, celebrando o jubileu dos 150 anos de construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento. Apesar das dificuldades e das limitações a comunidade festeja esse marco do patrimônio histórico e cultural da cidade. A Igreja foi finalizada em 1871 e desde então marca a vida dos igaporaenses no seu dia a dia.

Divulgação

Neste clima de festa celebrando o passado e almejando o futuro a paróquia se prepara para o auge do jubileu que será agora em setembro, porém durante o ano, outras celebrações marcaram as festividades. De abril até agosto do corrente ano, todo dia 8 de cada mês a PASCOM Igaporã promoveu as celebrações “Com a Mãe do Livramento”, que convidava a comunidade a voltar o olhar para a Padroeira da paróquia e contava um pouco da história da Matriz. Além disso, a PASCOM está produzindo uma live documental, que contará toda a história da Igreja Matriz, a Live: Memórias, a grande produção do ano da pastoral, será no dia 28 de agosto de 2021 às 20h, ao vivo na página da paróquia no facebook.

Mas a grande celebração do Jubileu da Matriz se dará na festa de Nossa Senhora do Livramento 2021, que este ano tem um formato especial. 11 dias de celebrações, a maior festa de Nossa Senhora em duração até hoje. O novenário começa no dia 29 de agosto e vai até o dia 6 de setembro, no dia 4 de setembro, pela manhã, as comunidades da sede e da zona rural da paróquia irão trazer as porções de terra que ficarão nos pés do nicho de Nossa Senhora do Livramento no dia da Coroação e a noite, além da novena, show beneficente com Pe. Edson Passos.

No 7 de setembro, a celebração da Coroação Jubilar de Nossa Senhora do Livramento. Por ocasião do jubileu, os casais festeiros da Padroeira do ano de 2019, juntamente com a Pastoral da Comunicação, adquiriram a Coroa Jubilar de Nossa Senhora do Livramento, que a partir do dia 7, adornará a imagem original de Nossa Senhora. O dia 8 de setembro, dia da padroeira terá uma programação intensa. Pela manhã serão duas celebrações, uma às 8:00h e a Santa Missa Solene às 9:30h presidida pelo nosso Bispo, Dom Carvalho. Por conta da pandemia, não será possível a realização de procissão, por isso, à tarde, a partir das 15:00h, a Imagem de Nossa Senhora do Livramento sairá em carro aberto por toda Igaporã, a cobertura desse dia festivo poderá ser acompanhada na Live: Central da Padroeira, a partir das 14:00h, com as reportagens e resumo dos dias de festa e claro todo o percurso da Carreata da Padroeira, tudo isso ao vivo.

A programação do jubileu é intensa, tal como os 150 anos da Matriz. Por isso a PASCOM Igaporã se esforça para levar todos os detalhes para quem está do outro lado, com qualidade e amor, visando um objetivo maior a evangelização. Acompanhe a programação conosco na nossa página no facebook.